Cenário econômico favorece queda de 0,5 ponto percentual

FIERGS destaca que para crescer o País precisa dar espaço às atividades econômicas

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira (6) a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto percentual, passando de 12,5% para 12%. O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Bolivar Moura, destaca que a aceleração no processo da queda das taxas de juros verificadas no País é uma alternativa de curto prazo para evitar pressões sobre o câmbio. "No entanto, para aumentarmos as taxas de crescimento do País, no longo prazo, é preciso também mudar questões de natureza estrutural. Desta forma, os cortes de juros irão se traduzir em desenvolvimento sustentado", destaca ele.

Entre os fatores que favorecem a redução da Selic de 0,5 p.p., estão a baixa inflação dos últimos 12 meses (IPCA de 2,99%) e a expectativa para 2007 de 3,5%, menor inclusive que da última reunião do Copom. Conforme Bolívar Moura, com a melhora recente na relação dívida/PIB, "o diferencial de juros se torna ainda mais atrativo, e a economia brasileira mostra-se um ambiente seguro para investimentos estrangeiros. Diminuir esta diferença contribui para desacelerar o processo de valorização cambial".

A próxima reunião do Copom será nos dias 17 e 18 de julho de 2007.

Tags:

FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
FIERGS 16/02/2017 às 15h18
O ano de 2017 começa com aumento nas exportações do Rio Grande do Sul.