Você está aqui

Ceta Senai recebe prêmio da União Européia

Centro de Excelência está entre as instituições brasileiras destacadas por participar de projetos

O Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas Senai (Ceta) recebe dia 11 de junho, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, uma premiação por ser uma das instituições brasileiras contempladas com financiamento à pesquisa no primeiro edital do 7º Programa Quadro (PQ) de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Comissão Européia. A cerimônia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde - através da Fiocruz, Ministério das Relações Exteriores e Delegação da Comissão Européia no Brasil, tem como objetivo premiar as instituições brasileiras que participaram dos primeiros editais do 7º PQ, com duração de 2007 a 2013.

O MedNet é um projeto-piloto financiado pela Agência Espacial Européia (ESA), cuja proposta conjunta foi apresentada pela Sociedade Fraunhofer − IGD, da Alemanha, e Ceta Senai, do Brasil, para a chamada de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação do FP7 (Framework Program), tendo em vista os excelentes resultados alcançados pelo Projeto T@lemed no Brasil.

Trata-se de um projeto focado em telemedicina que utiliza imagens médicas de ultra-som, ressonância magnética e tomografia computadorizada, transmitidas através de comunicação via satélite, disponibilizando-os a populações que vivem em áreas remotas localizadas na região amazônica. A transmissão de imagens permite a realização de diagnósticos de médicos especialistas, disponíveis no hospital de referência, a Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre. O projeto, que teve início em janeiro de 2008, tem a duração de três anos e deverá atender as cidades de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Carolina, no Maranhão. No Rio Grande do Sul, incluirá as cidades de Pelotas, Alegrete e Lagoa dos Três Cantos para a transmissão de exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética para a Santa Casa de Porto Alegre.

Além da premiação, estão previstas apresentações sobre o programa, análise da participação brasileira, casos de projetos em andamento, debate sobre o papel dos pontos de apoio ao Programa no Brasil e treinamentos futuros sobre elaboração de projetos. O Brasil ocupa uma das primeiras posições em participação no 7º PQ como país não-membro da UE.

Publicado sexta-feira, 6 de Junho de 2008 - 0h00