Cientista político diz que Copa do Mundo deve definir cenário brasileiro

Os acontecimentos durante a Copa do Mundo vão definir o cenário político, conforme o cientista político e diretor da Pauta Política, Carlos Alberto Furtado de Melo, palestrante do 5º Meeting de Economia, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Economia e Assuntos Estratégicos e do IEL-RS. Melo afirmou que os acontecimentos até meados da Copa poderão modificar as atuais pesquisas eleitorais. "São os resultados políticos e não futebolísticos que vão determinar o futuro político do País", afirmou. Melo lembrou que há um esgotamento da política nacional devido principalmente às relações entre os partidos que compõem o governo. "Além disso temos uma grande falta de líderes na política", destacou.

O economista e consultor Mansueto de Almeida Jr falou que o Brasil não pode mais depender do resto do mundo para crescer. "Dependemos, a partir de agora, das decisões que serão tomadas aqui", ressaltou. Mansueto disse que a indústria vem perdendo participação no PIB, assim como na pauta de exportação brasileira. "São perdas conjunturais e que deixam um futuro incerto", comentou.

Ele enfatizou que o problema da indústria brasileira é o custo, já que a mão de obra é cara e a carga tributária alta. "Não há problema de demanda, já que estamos importando produtos para suprir o mercado, o grande obstáculo é o custo da produção", sentenciou. "Há fatores estruturais que aumentam este problema, como a baixa produtividade", disse ele, "que é fruto dos aumentos salariais e também da falta de mão de obra". Conforme ele, "é preciso retomar os ciclos de reformas e aumentar os investimentos externos".

O coordenador do Conselho de Economia e Assuntos Estratégicos, Humberto Busnello, enfatizou a importância do evento para apresentar os cenários e alternativas aos industriais. "Desta forma estamos mais munidos para enfrentar os desafios que se apresentam", disse. O debate, ao fim das palestras, foi mediado pelo industrial André Gerdau Johannpeter.

Tags:

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.