Você está aqui

Coleções do Ecocalçado é destaque na Sicc em Gramado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, em parceria com as empresas Calçados Radesi, Ricarelly e Paulina está lançando nesta terça-feira (2) durante o XVIII Salão Internacional do Couro e do Calçado, em Gramado, as coleções do Ecocalçado. O proponente do projeto é o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). Os calçados foram produzidos com matéria-prima de fonte renovável, reciclável e sem a presença de substâncias restritivas em seus componentes e processos de fabricação.

O projeto do calçado ecológico foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Calçado Senai e valoriza o conceito amplo de design, procura encontrar soluções estéticas e funcionais para os diferentes materiais, desenhos e processos envolvidos na concepção do calçado. O Ecocalçado cria um novo paradigma de desenvolvimento, onde as questões ambientais e de sustentabilidade ganham importância nas decisões das designers ao desenvolver novos produtos.

O couro usado no sapato é fabricado com o reaproveitamento da água do Centro Tecnológico do Couro Senai, de Estância Velha. O processo de curtimento utiliza componentes químicos de baixo grau de toxidade, sem metais pesados como chumbo e mercúrio, com isso, o couro pode ser facilmente descartado quando fica velho, porque os resíduos não causarão danos ao meio ambiente.

A borracha da sola também é renovável, do processo de produção foram eliminados elementos químicos com alto potencial cancerígeno. A cola não tem solvente, é biodegradável e seca rapidamente.

Tags: 

Veja mais

FIERGS 30/09/2016 às 18h13
O Senai promoveu esta semana a 8ª edição do Mundo Senai. A iniciativa tem por objetivo abrir as portas da instituição para que a comunidade possa...
Saiba mais
FIERGS 30/09/2016 às 17h27
 Cerca de 80 alunos receberam seus certificados de conclusão de cursos oferecidos pela Fun
Saiba mais
FIERGS 30/09/2016 às 17h14
Estão abertas as inscrições para o primeiro ano do Ensino Médio das escolas Sesi de Pelotas (até 21 de outubro) e Sapucaia do Sul (até 14 de outubro).
Saiba mais