Comitiva brasileira conhece inovações e prospecta negócios em Anuga

Cerca de 155 mil visitantes de 187 países participaram da Feira Anuga 2013, que terminou nesta quarta-feira. Foram mais de 6,7 mil expositores nos estandes do Centro Koelnmesse, em Colônia, na Alemanha. Na comitiva brasileira articulada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), 80 participantes de sete Estados representaram 33 empresas e 10 instituições. O grupo gaúcho foi liderado pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

Segundo Müller, é imprescindível que os empresários participem desta feira − e de outras internacionais do mesmo porte −, a maior do mundo nos segmentos de alimentos e bebidas. O presidente da FIERGS ressalta que a entidade apoia a ida de comitivas a eventos desse tipo, mas que existe espaço ainda a crescer. "Podemos aumentar muito nosso comércio internacional e temos de fazer isso porque a participação brasileira é pequena", disse. "Anuga é uma grande oportunidade para se conhecer as principais tendências mundiais nos segmentos de alimentação e bebidas e de fazer parcerias. Além disso, os empresários podem conferir a inovação praticada por outras indústrias que são referência internacional e agregar, assim, valor ao seu negócio".

Do País, foram mais de cem expositores na Feira de Anuga. Número pequeno se comparado à Itália (mais de mil expositores) e Alemanha (800). Na feira deste ano, uma tendência observada foi de que o segmento de produtos orgânicos está cada vez mais difundido. "A indústria gaúcha deve se inspirar em outras duas novidades verificadas em Colônia: a elaboração de embalagens menores, de porções individuais com comida congelada, e os alimentos voltados ao público da terceira idade, com valores nutricionais adequados a essa faixa etária", observou Heitor José Müller.

Durante a Anuga também ocorreu o debate "Valores da Comida", dirigido não apenas a mudanças no comportamento do consumidor, mas os esforços do setor para participar de um diálogo mais amplo e promover a transparência. A feira contou ainda com a tendência no sentido de proporcionar ofertas para grupos-alvo específicos − por exemplo, os vegetarianos, veganos e pessoas com intolerância a respeito de certos tipos de alimentos.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), através da Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), foi responsável pela realização da iniciativa que levou a comitiva brasileira, com o apoio da Apex Brasil, do Sebrae/RS e Senai-RS, e articulação do CIN-RS.

A próxima edição de Feira Anuga já tem data definida: ocorrerá entre os dias 10 e 14 de outubro de 2015.

Tags:

FIERGS 30/09/2016 às 18h13
O Senai promoveu esta semana a 8ª edição do Mundo Senai. A iniciativa tem por objetivo abrir as portas da instituição para que a comunidade possa...
FIERGS 30/09/2016 às 17h27
 Cerca de 80 alunos receberam seus certificados de conclusão de cursos oferecidos pela Fun
FIERGS 30/09/2016 às 17h14
Estão abertas as inscrições para o primeiro ano do Ensino Médio das escolas Sesi de Pelotas (até 21 de outubro) e Sapucaia do Sul (até 14 de outubro).