Você está aqui

Competição

Comitiva gaúcha embarca para WorldSkills 2013

Com a expectativa de trazer medalha para o Brasil, a comitiva de cinco alunos do Rio Grande do Sul embarcou na manhã desta sexta-feira para São Paulo onde encontra a delegação brasileira que está indo para a 42ª edição da WorldSkills Competition, em Leipzig, na Alemanha. No total, 37 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) participam do torneio, de 2 a 7 de julho. Essa é a maior delegação já formada pelo País para o torneio desde 1983, o início da participação brasileira. São jovens com até 21 anos de 53 nações que enfrentarão provas de habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas da profissão dentro de padrões internacionais de qualidade.

A comitiva gaúcha é formada por cinco alunos que participarão em quatro modalidades: Design Gráfico (Ricardo Calvi), Impressão Off set (Lucas Cardoso), Mecatrônica (Henrique Baron e Maurício Toigo) e Instalação Hidráulica e a Gás (Pablo Fachin). "A expectativa de todos é a mesma: conseguir uma medalha", conta Lucas. "Só a participação no Worldskills já enriquece o currículo de qualquer um. Mas se vier medalha, agrega muito mais", comentou Henrique Baron.

São esperados mais de mil competidores em 46 ocupações, o que fará da WorldSkills 2013 a maior competição já realizada no mundo. Na última edição, realizada em 2011 em Londres, o Brasil participou com 25 competidores. As seis medalhas de ouro, entre elas a de Mecatrônica com a dupla do Rio Grande do Sul, três de prata e duas de bronze, além de dez certificados de excelência, renderam o segundo lugar no ranking da competição.

A delegação deste ano conta com 26 representantes do Sudeste, oito do Sul, cinco do Nordeste e dois do Centro-Oeste. Eles foram selecionados na Olimpíada do Conhecimento realizada em novembro de 2012 com mais de 600 estudantes que passaram por cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio. Em 2012, foram realizadas pelo SENAI mais de 3 milhões de matrículas em cursos que vão desde a iniciação profissional até a pós-graduação em áreas da indústria. A expectativa é chegar a 4 milhões em 2014.

WORLDSKILLS - Realizado a cada dois anos, é o maior torneio de educação profissional do mundo. Os melhores jovens até 21 anos de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Os alunos do SENAI e do SENAC, escolhidos a partir da Olimpíada do Conhecimento, representam o Brasil nesta competição mundial. Na edição de 2011, realizada em Londres, na Inglaterra, o país conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas da Coréia do Sul e à frente de países como Japão, Suíça e Cingapura. Em 2015, o Brasil será sede da competição, que ocorrerá em São Paulo.

Veja mais

FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais
FIERGS 22/06/2016 às 14h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi) completa, em 1º de julho, 70 anos de atividades.
Saiba mais
FIERGS 21/06/2016 às 17h04
O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, participou, nesta terça-feira (21), em Brasília, de audiência com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,...
Saiba mais