Confiança do industrial gaúcho recua pelo quarto mês consecutivo

A confiança dos industriais gaúchos caiu pela quarta vez consecutiva e somou 53,9 pontos em junho, de um total de 100, atingindo o menor patamar em dez meses. O índice, medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), recuou 0,9 ponto em comparação com maio. "Os resultados sinalizam um ambiente, atual e futuro, menos favorável para os negócios. A política monetária contracionista, a instabilidade da taxa de câmbio e a desaceleração do consumo doméstico contribuíram para essa avaliação. Esses fatores vêm somar-se ao quadro estrutural de falta de competitividade do setor no mercado interno e externo", afirmou o presidente da FIERGS.

A percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia (48,5 pontos) e com as expectativas para os próximos seis meses foram responsáveis pela queda do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS). Para 42,3% dos entrevistados, ocorreu uma piora no cenário econômico brasileiro. Apenas 10,7% fizeram uma avaliação positiva. Os demais afirmaram que não houve alteração nas dificuldades já enfrentadas. Em relação ao Rio Grande do Sul, a situação foi semelhante: 37,5% e 13,1%, respectivamente.

O Índice de Expectativas registrou 56,7 pontos, expressando otimismo. No entanto, significa o menor valor desde setembro do ano passado e a quarta queda consecutiva. O futuro da economia brasileira é visto de forma positiva por 26,8% dos entrevistados e com pessimismo, por 26,2% deles. O restante não acredita em mudanças. "A baixa confiança poderá se refletir negativamente nas decisões de investimento das indústrias", destacou Müller.

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 pontos denotam maior confiança e quanto mais abaixo, pessimismo.

FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
FIERGS 16/02/2017 às 15h18
O ano de 2017 começa com aumento nas exportações do Rio Grande do Sul.