Confiança do empresário gaúcho estabiliza em patamar baixo

O empreendedor gaúcho continua pessimista em relação à recuperação na economia do País este ano. Em fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), atingiu 38,6 pontos, 0,4 a mais na comparação com janeiro, e mostrando certa estabilidade desde dezembro de 2015. Mas esse valor revela uma situação que já dura 23 meses e indica ainda não haver perspectiva de melhora para o setor. “Enquanto os problemas políticos e, consequentemente, os econômicos, não forem solucionados, os investidores nacionais e internacionais preferem aguardar. Essa baixa confiança também atinge os consumidores, que veem as oportunidades de emprego mais escassas. A seguir desse modo, o Brasil vai ter um ano perdido e encolheremos a nossa produção”, diz o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

Em fevereiro, o índice de avaliação sobre as condições atuais atingiu 30,5 pontos, retratando piora na comparação com os últimos seis meses.  As condições da economia brasileira são consideradas mais difíceis, (22,2 pontos, ante 21,2 de janeiro) do que as da própria empresa (estabilizadas em 34,6 pontos). Vale destacar que, segundo a pesquisa, a proporção de respostas diagnosticando piora da situação econômica do País foi de 84,5% e da empresa, 57,1%.

Quando abordada a expectativa para o futuro, os 42,7 pontos indicados no levantamento (pouco acima dos 42,4 do mês anterior) mostram que os próximos seis meses serão nada animadores. Essa percepção deve-se, principalmente, à perspectiva muito desfavorável com a economia brasileira (31,6 pontos): apenas 5% das empresas estão otimistas, enquanto 60,7% são pessimistas. No caso do desempenho das próprias empresas, o índice de expectativa abaixo dos 50 pontos (48,3) reflete a maior parcela de pessimistas (31,1%) ante a de confiantes (23,9%).

O ICEI-RS varia em uma escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo.

FIERGS 29/08/2016 às 16h52
 Na próxima segunda-feira (5), o Sesi abre oficialmente as portas de sua nova sede em Bento Gonçalves (na Av. Presidente Costa e Silva, 130).
FIERGS 26/08/2016 às 16h27
O Senai-RS estará na Expointer 2016, de 27 de agosto a 4 de setembro com uma Unidade Móvel Mecânica de Usinagem a CNC.
FIERGS 24/08/2016 às 15h43
 Embora tenham apresentado queda na relação com o mês anterior, os índices de produção (47,5 pontos) e o de número de empregados (46,3), revelam que a...