Você está aqui

Confiança do industrial gaúcho melhora em abril, mas cenário ainda preocupa

Influenciado por uma avaliação dos empresários menos negativa das condições atuais e, principalmente, das expectativas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) registrou alta em abril, mas seguiu no patamar negativo (abaixo de 50 pontos) pelo 13º mês consecutivo. Após atingir a mínima histórica em março, o indicador aumentou 3 pontos, totlizando 38,7 pontos e mostrando que o setor continua sem confiança.  
 
O indicador que mede a avaliação em relação às condições atuais dos negócios subiu um ponto em abril e somou 30,1, após quatro quedas consecutivas. Apesar da melhora, esse foi o segundo menor nível histórico, abaixo apenas do mês passado. Houve uma ligeira expansão nos índices de condições da economia brasileira (19,2 pontos) e das empresas (35,6). 
 
Já as expectativas para os próximos seis meses exerceram a maior contribuição para a melhora da confiança em abril, ao avançar 4 pontos sobre o mês anterior e registrar 43 pontos. Mas ainda está distante da divisória de 50, que separa as perspectivas pessimistas (abaixo da linha) das otimistas (acima). Tal desempenho deve-se, sobretudo, à recuperação de parte das perspectivas sobre a economia brasileira, cujo indicador aumentou de 25,2 pontos em março para 31,7 em abril.

 

Publicado quinta-feira, 23 de Abril de 2015 - 15h15