Você está aqui

Congresso Internacional de Inovação abre espaço para novas idéias

Além de uma ampla discussão sobre a inovação e sua importância para a competitividade, o Congresso Internacional de Inovação, realizado pelo Sistema FIERGS - Sesi, Senai e IEL, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também abre espaço para a apresentação de novas idéias e iniciativas desenvolvidas por estudantes dos centros tecnológicos das instituições promotoras do evento.

Paralelamente às palestras e debates, é possível conhecer projetos como o Triturapet, equipamento desenvolvido por alunos do Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão Plínio Gilberto Kroeff (Cetemp) do SENAI, de São Leopoldo. Os alunos responsáveis pelo projeto, Gilson Maus, Gustavo Bock e Luiz Rafael Buzanelo, foram agraciados com a medalha de Ouro em Manufatura Integrada na última Olimpíada do Conhecimento nacional. O projeto Triturapet utiliza energia solar para trituras garrafas pet, reduzindo em 3 vezes seu volume. A proposta dos alunos é que o equipamento seja utilizado em escolas e em associações comunitárias, facilitando o processo de reciclagem.

De Caxias do Sul, o técnico em automação industrial Andrigo Machado Costa apresenta um projetor de imagens holográficas, que permite a projeção de caracteres visualizáveis em um ângulo de 360º. Ideal para uso em publicidade, foi vencedor na Mostra Inova Senai 2008 na categoria Aluno Produtor Inovador. Depois de dois anos de pesquisa para desenvolver equipamento, Andrigo já pensa em desenvolver o uso comercial de seu invento. "Já recebi convites para apresentar o display em outras exposições, o que mostra que ele deve ter algo de interessante. Vou tentar aprimorá-lo para apresentar definitivamente ao mercado", afirma.

Também de Caxias do Sul, Ariel Moraes, 19 anos, apresenta um projeto de um kart elétrico. O veículo, não poluente e com baixo nível de ruído, possui autonomia de 1h30, e desenvolve uma velocidade de 25 km/h. Desde fevereiro, quando iniciou o projeto, com quatro colegas do Centro Tecnológico Automotivo de Caxias do Sul, Ariel já investiu R$ 3,5 mil no kart. Ariel já projeta o uso comercial de seu invento. "Ele seria ideal para ser utilizado por crianças. Já iniciei as negociações com uma escola de kart indoor de Caxias do Sul", conta.

____________________________________________________________

Publicado segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - 0h00