Você está aqui

Congresso Internacional de Inovação reúne especialistas na FIERGS

Incentivar as ações de estímulo à criação e consolidação de um ambiente inovador e de empreendedorismo nas indústrias e propor uma reflexão sobre a necessidade de um sistema de gestão estratégica da inovação visando o desenvolvimento regional que se sustente independentemente de mudanças ideológicas e políticas. São esses alguns dos principais objetivos do 2º Congresso Internacional de Inovação, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), entre os dias 23 e 25 de novembro.

Especialistas nacionais e internacionais participarão do debate, que tratará, entre outros assuntos, de bioeconomia e Arranjos Produtivos Locais (APLs). Está confirmada a participação, entre outros, de Joe Tidd, professor de Gestão da Inovação e Tecnologia e diretor de pesquisa do Science and Technology Policy Reserach (SPRU), na Universidade doe Sussex, no Reino Unido. Juntamente com John Bessant, escreveu os livros como "Gestão da Inovação" e "Inovação e Empreendedorismo". Peter Skarzynski, diretor e fundador da Strategos, empresa de consultoria estratégica para desenvolvimento de capacidade de inovação nas empresas, também confirmou presença, assim como Emiliano Duck, co-autor do livro Innovation to the Core, e presidente do The Cluster Competitiveness Group S.A, especializado em clusters ou arranjos produtivos locais (APLs).

O Congresso terá ainda Henry Etzkowitz, professor Associado de Sociologia no Purchase College, diretor do Instituto de Política Científica da Universidade do Estado de Nova Iorque e responsável pela criação do Seminário Inter-Universitário de Inovação, da cidade de Nova Iorque. Desenvolveu o conceito da Hélice Tríplice, que situa a dinâmica da inovação num contexto evolutivo, onde novas e complexas relações se estabelecem entre as três esferas institucionais (hélices): universidade, indústria e governo. É autor do livro The Triple Helix − University − Industry − Government: Innovation in Action. David Sawaya, da OCDE, organização internacional para cooperação e desenvolvimento econômico que integra 30 países, é outro dos especialistas que debaterão no 2º Congresso Internacional de Inovação. Mais informações e inscrições no hotsite do Congresso.

Publicado sexta-feira, 6 de Novembro de 2009 - 0h00