Convênio possibilita estruturação de programa para setor de alimentos

Documento foi assinado pelo Sistema FIERGS e Governo do Estado

Com o objetivo de estruturar um programa de competências setoriais a partir do levantamento de informações nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia de Alimentos e Biomedicina, o Sistema FIERGS, através do IEL-RS, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais assinaram um convênio na tarde desta segunda-feira (29). "A evolução da indústria de alimentos se insere num conceito sistêmico que alia as novidades tecnológicas, com a dimensão social e o aparato regulatório e institucional. É fundamental a união entre as empresas, os centros de conhecimento e pesquisa, os órgãos públicos reguladores e as instituições de investimento", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

O documento foi assinado durante o II Meeting de Inovação em Alimentos para a Saúde promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas do Senai, com apoio do Sindicato das Indústrias de Alimentação do RS, Caixa RS, Unisinos e Sebrae. "O consumo de alimentos passa por transformações profundas a partir do mercado mundial, voltando-se não só para a nutrição, mas também para alimentos que produzem benefícios à saúde dos consumidores, os chamados alimentos funcionais", completou Tigre. O secretário estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, falou da importância da tecnologia e inovação na área de alimentos para o desenvolvimento do Estado. "Precisamos, sim, respeitar a vocação da economia do Rio Grande do Sul, baseada no setor primário. Mas não precisamos ficar só nisto", lembrou o secretário.

O Meeting abordou a relação da nutrição com a genética humana, alimentos funcionais e nutracêuticos, embalagens ativas e inteligentes, certificação dos orgânicos e a questão da contaminação dos alimentos, e outros. O objetivo é aumentar a competitividade da indústria deste segmento, buscando inserir em seu processo produtivo os conceitos de responsabilidade social e de sustentabilidade. O professor da Friedman School of Nutrition Science and Policy (EUA), José M. Ordovas, explicou que após anos estudando a influência das dietas para a saúde do indivíduo, "estamos conseguindo entrar em uma nova era da genética: já podemos ver o genoma como um todo e assim a predisposição de cada um", disse. Ordovas comentou que tendo conhecimento do grupo que estamos, sabemos a dieta mais prudente para termos uma boa saúde.

Publicado segunda-feira, 29 de Setembro de 2008 - 0h00