Você está aqui

Cooperação internacional é estratégia para Alemanha

O governo da Alemanha estabeleceu a pesquisa e inovação, alta tecnologia, educação e treinamento vocacional como prioridades e a cooperação internacional é uma das formas de chegar a estes objetivos. A afirmação foi feita pelo representante do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, Matthias Frattini, no Fórum de Inovação, na manhã desta quarta-feira (7), dentro da Semana da Cooperação Brasil-Alemanha para a Inovação. Segundo ele, a estratégia envolve todos os ministérios e tem como meta transformar as pesquisas em produtos inovadores, reforçar a cooperação e melhorar as condições para aplicação dos resultados.

O presidente em exercício da FIERGS, Bolivar Moura, salientou que a inovação e a cooperação internacional "formam o binômio essencial para o processo de desenvolvimento sustentado". O industrial destacou que na visão da entidade, o período pós-globalização será de "Economia Planetária". Neste sentido, o evento está trabalhando áreas cruciais e que vem sendo alvo de parcerias: biotecnologia, tecnologia da informação e tecnologia de produção.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Artur Lorentz, anunciou que o governo estadual está preparando incentivos fiscais para inovação. Ele disse que o modelo deverá ser parecido com o Fundopem e que deve estar concluído nas próximas semanas. Também lembrou que os Parques Tecnológicos e Incubadoras vem sendo fomentados. "Estamos conseguindo isso, graças a Lei da Inovação, aprovada este ano", destacou.

A Semana da Cooperação Brasil-Alemanha para a Inovação será encerrada nesta quinta-feira, com a realização de três oficinas temáticas: Tecnologia de Informação e Comunicação, na Ufrgs − Campus Central; de Biotecnologia, na Faculdade Senai de Tecnologia; e de Tecnologias de produção, no Centro Tecnológico Senai de Mecatrônica, em Caxias do Sul.

O evento é promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Senai, do IEL e do Centro Internacional de Negócios, em conjunto com o governo da Alemanha, Academia Fraunhofer, IEL Nacional, Ufrgs, com apoio do Sebrae, ABDI e Comunidade Europeia.

Veja mais

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
Saiba mais
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
Saiba mais
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.
Saiba mais