Você está aqui

Cooperação internacional é estratégia para Alemanha

O governo da Alemanha estabeleceu a pesquisa e inovação, alta tecnologia, educação e treinamento vocacional como prioridades e a cooperação internacional é uma das formas de chegar a estes objetivos. A afirmação foi feita pelo representante do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, Matthias Frattini, no Fórum de Inovação, na manhã desta quarta-feira (7), dentro da Semana da Cooperação Brasil-Alemanha para a Inovação. Segundo ele, a estratégia envolve todos os ministérios e tem como meta transformar as pesquisas em produtos inovadores, reforçar a cooperação e melhorar as condições para aplicação dos resultados.

O presidente em exercício da FIERGS, Bolivar Moura, salientou que a inovação e a cooperação internacional "formam o binômio essencial para o processo de desenvolvimento sustentado". O industrial destacou que na visão da entidade, o período pós-globalização será de "Economia Planetária". Neste sentido, o evento está trabalhando áreas cruciais e que vem sendo alvo de parcerias: biotecnologia, tecnologia da informação e tecnologia de produção.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Artur Lorentz, anunciou que o governo estadual está preparando incentivos fiscais para inovação. Ele disse que o modelo deverá ser parecido com o Fundopem e que deve estar concluído nas próximas semanas. Também lembrou que os Parques Tecnológicos e Incubadoras vem sendo fomentados. "Estamos conseguindo isso, graças a Lei da Inovação, aprovada este ano", destacou.

A Semana da Cooperação Brasil-Alemanha para a Inovação será encerrada nesta quinta-feira, com a realização de três oficinas temáticas: Tecnologia de Informação e Comunicação, na Ufrgs − Campus Central; de Biotecnologia, na Faculdade Senai de Tecnologia; e de Tecnologias de produção, no Centro Tecnológico Senai de Mecatrônica, em Caxias do Sul.

O evento é promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Senai, do IEL e do Centro Internacional de Negócios, em conjunto com o governo da Alemanha, Academia Fraunhofer, IEL Nacional, Ufrgs, com apoio do Sebrae, ABDI e Comunidade Europeia.

Veja mais

FIERGS 30/06/2016 às 11h52
A partir do primeiro trimestre de 2017, Porto Alegre será rota de emissão de vistos para os Estados Unidos. Nesse período, será reaberto o consulado do...
Saiba mais
FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais