Você está aqui

Crise financeira mundial é tema de palestra no Congresso Internacional de Inovação

De acordo com o guru americano em inovação e criatividade, John Kao, palestrante do Congresso Internacional de Inovação, a crise financeira mundial é vista pelas empresas como um grande urso no meio da estrada. A dúvida que enfrentam é se fogem ou afrontam o problema. "Muitas empresas seguem a primeira opção e logo diminuem os custos com inovação. Outras, entre elas grandes companhias de tecnologia localizadas no Vale do Silício, na Califórnia, aumentam os investimentos em inovação justamente em tempos de dificuldade financeira", exemplifica. E este, segundo Kao, seria o passo correto. O consultor explica que quando há crise, é mais fácil contratar bons funcionários, abrir empresas e investir em inovação sem a pressão do mercado. "Inovação gera produtividade", disse o especialista americano Congresso Internacional de Inovação, realizado pelo Sistema FIERGS - Sesi, Senai e IEL, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Segundo Kao, muito mais que tecnologia e ciência, a inovação também abrange o design e a cultura. Além de criatividade, o desenvolvimento e a aplicação. "Hoje, a inovação pode vir de qualquer lugar do planeta, não somente dos Estados Unidos, como ocorria há algum tempo. Isto é possível porque diversos países estão oferecendo financiamentos para as empresas e educação de qualidade para os jovens. Os países estão começando a ter estratégias de inovação, assim como as empresas", afirmou Kao.

No caso específico do Brasil, o americano acredita que é preciso descobrir qual é o problema que iremos tentar resolver com a inovação, o que vamos destacar e como iremos comunicar isto para o mundo. Kao ressaltou que o Brasil está numa boa posição para mostrar inovação e que, para isso, é preciso direcioná-la para requerimentos globais. Entre os pontos fortes do país que devem ser explorados, Kao aponta a inovação verde, as energias alternativas e a biodiversidade.

Nascido em Chicago, Kao é graduado em filosofia, psiquiatria e administração. Atualmente, preside o Instituto para Inovação em Grande Escala, uma organização que apóia times de liderança no desenvolvimento de estratégias de inovação. Também é CEO da Kao & Company, uma empresa que desenvolve estratégias e apóia a implementação de inovação e oferece programas de educação para líderes. Foi nomeado Sr. Criatividade pela revista "The Economist".

Publicado segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - 0h00