Desempenho da indústria gaúcha fecha o ano com mínimo histórico

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS) atingiu em dezembro seu menor nível desde janeiro de 2003. O declínio na atividade da indústria foi de 1,9% em comparação mensal com novembro, na série com ajuste sazonal. Já em comparação com o mesmo mês de 2014, a retração alcançou 10,3%, totalizando 22 quedas consecutivas nessa base. No acumulado de 2015 em relação a 2014, o indicador recuou 9,5% e somente em 2009 (-13,0%) a retração foi mais significativa. “A contenção da demanda, o encarecimento e a dificuldade de obtenção de crédito, a falta de perspectiva de uma retomada da economia e o avanço da inflação são elementos que pesaram negativamente sobre o desempenho do setor secundário gaúcho em 2015. Como resultado, as empresas tiveram que reduzir o seu quadro de funcionários para se adaptar ao cenário de elevada ociosidade.”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, ao comentar, nesta quinta-feira (4), os resultados da pesquisa mensal realizada pela entidade.

Entre as seis variáveis que compõem o indicador, o faturamento real (-12,4%) e as compras industriais (-16,6%) sofreram as retrações mais expressivas. Na variável que mede o pessoal ocupado, o recuo foi de -6,6%. A menor pressão advinda sobre o mercado de trabalho impactou na massa salarial real, que registou queda de 8,0%.

A Utilização da Capacidade Instalada (-2,5%) também alcançou níveis historicamente baixos, o que deve frear os projetos de investimento no futuro. Já as horas trabalhadas na produção (-9,3%) caíram mais do que o nível de emprego, fruto da adoção de férias coletivas e de programas de layoff ao longo de 2015.

Na análise por categorias da atividade, os resultados negativos atingiram 15 das 17 atividades pesquisadas. As perdas mais relevantes concentraram-se no complexo Metal Mecânico, com destaque negativo para Veículos automotores (-22,0%) e Máquinas e equipamentos (-17,3%) sobre o desempenho global. Químicos e derivados de petróleo (-5,6%) e Móveis (-17,0%) também explicam parte relevante da retração do IDI-RS.

Tags:

FIERGS 30/09/2016 às 18h13
O Senai promoveu esta semana a 8ª edição do Mundo Senai. A iniciativa tem por objetivo abrir as portas da instituição para que a comunidade possa...
FIERGS 30/09/2016 às 17h27
 Cerca de 80 alunos receberam seus certificados de conclusão de cursos oferecidos pela Fun
FIERGS 30/09/2016 às 17h14
Estão abertas as inscrições para o primeiro ano do Ensino Médio das escolas Sesi de Pelotas (até 21 de outubro) e Sapucaia do Sul (até 14 de outubro).