Desempenho Industrial cresce 4,5% no ano

Mas perdas acumuladas ainda não foram compensadas

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS), medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, teve um crescimento de 4,5% de janeiro a maio comparado ao mesmo período de 2006. Em maio, com relação ao mesmo mês do ano passado, a ascensão foi de 4,3%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (5) pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre. Todas as variáveis estão positivas nos primeiros cinco meses do ano: vendas (6,5%), compras (8,6%), pessoal ocupado (1%), horas trabalhadas na produção (2,3%) e Utilização da Capacidade Instalada (4,3%). "Apesar da trajetória de recuperação, o crescimento da indústria gaúcha deste ano ainda não conseguiu compensar as perdas dos últimos dois anos", explicou Tigre. Os resultados do IDI-RS dos primeiros cinco meses do ano de 2006 foi de -12,5% (comparados a jan-maio de 2005), enquanto 2005 ficou em -2,5 (em relação ao período de 2004).

Das indústrias pesquisadas, 65,3% tiveram aumento nas vendas nos primeiros cinco meses do ano. Este número no mesmo período de 2006 era de 40% e de 37,4% em 2005. Setorialmente, os únicos segmentos que estão negativos no acumulado de janeiro a maio são edição/impressão (-2,6%) e material eletrônico (-7%). E os de melhor desempenho no ano são máquinas e equipamentos (13,5%), veículos automotores (9,5%), metalurgia básica (8,1%), móveis (6,1%) e alimentos (5,1%).

Com relação ao mercado de trabalho, houve um aumento de 1%, o que não recupera os 6% negativos de janeiro a maio do ano passado. Os setores que mais estão contratando são máquinas e equipamentos (5,5%), veículos automotores (2,4%) e metalurgia (5%). Já os segmentos que mais empregam como calçados (-1,7%), couros (-3,8%) e móveis (-3%) estão negativos.

O presidente da FIERGS destaca que 2007 é um ano bem melhor do que o ano passado, "mas o câmbio está restringindo o cenário e a recuperação da indústria continua sendo lenta".

Publicado quinta-feira, 5 de Julho de 2007 - 0h00