Desempenho Industrial cresce 4,9% no primeiro trimestre

Resultado não recupera as perdas acumuladas nos últimos anos

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul, medido pela FIERGS, registrou crescimento de 4,9% no primeiro trimestre deste ano comparado ao igual período de 2006. Na relação de março com o mesmo mês do ano passado, o IDI-RS apresentou elevação de 6,8%. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (8) pelo presidente da Federação das Indústrias do RS, Paulo Tigre. Este foi o terceiro mês consecutivo de crescimento, e todas as variáveis estão positivas no acumulado do ano: vendas (8,2%), compras (13,4%), pessoal ocupado (0,4%), horas trabalhadas na produção (0,5%) e utilização da capacidade instalada (4,2%). "Apesar das taxas serem positivas, a indústria ainda não recuperou as perdas acumuladas nos últimos três anos", destaca Paulo Tigre. Ele lembra que o nível de atividade do primeiro trimestre, em sete anos, só é superior a 2006.

Das indústrias pesquisadas 58,6% tiveram crescimentos nas vendas no primeiro trimestre do ano, muito acima dos 42% registrados no mesmo período de 2006. Tigre explica que as vendas mostram uma queda de 7,4% quando comparado a 2001, e, com relação a 2003, este número é ainda maior: 16%. "A recuperação que estamos vendo este ano se deve muito à base baixa de comparação do ano passado", comenta.

Setorialmente, com exceção de material eletrônico e de comunicação

(-4,4%), todos tiveram crescimento, sendo que o resultado de 4,9% do

IDI-RS foi impulsionado, nos primeiros três meses do ano, por couros e calçados (4,1%), máquinas e equipamentos (8,1%), veículos automotores (7,1%) e móveis (6,9%). O emprego está estável neste primeiro trimestre (0,4%) e o "resultado continua longe de recuperar as perdas acumuladas ao longo de 2006", conclui Tigre.

FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
FIERGS 16/02/2017 às 15h18
O ano de 2017 começa com aumento nas exportações do Rio Grande do Sul.