Você está aqui

Inovação

Designer italiano afirma que criar marcas e produtos que apaixonam também é inovar

Inovar não necessariamente significa criar um produto novo, pode ser dar um novo sentido a itens tradicionais. O tema foi tratado na palestra do professor de gestão da inovação da Escola Politécnica de Milão, Roberto Verganti, no 1º Fórum de Inovação do Sistema FIERGS. Ele citou o exemplo das velas, que seguem sendo compradas em pleno século 21, mas com o propósito de uma nova experiência. Também falou de marcas que conseguiram criar produtos amados pelos consumidores, independente de sua performance, como os da Apple, o que também é um tipo de inovação. "Nesses casos, se desenvolve fidelidade à grife, quando a compra é feita apenas com base em performance, mudamos quando encontramos algo mais potente", exemplificou Verganti. "As pessoas buscam um significado na vida e na hora de escolher um produto não é diferente", completou.

Para inovar, na visão dele, é fundamental que as empresas, em vez de se aproximar dos usuários, deem um passo para trás, olhem de fora, de uma maneira diferente. "Muitas vezes, nem os consumidores sabem aquilo que precisam", justificou. Para isso, as marcas precisam de profissionais que atuem como intérpretes, que estudem e avaliem grupos de usuários, não necessariamente pessoas criativas, mas que tenham olhar diferente do tradicional.

Tags: 

Veja mais

FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais
FIERGS 22/06/2016 às 14h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi) completa, em 1º de julho, 70 anos de atividades.
Saiba mais