Você está aqui

Designer italiano afirma que criar marcas e produtos que apaixonam também é inovar

Inovar não necessariamente significa criar um produto novo, pode ser dar um novo sentido a itens tradicionais. O tema foi tratado na palestra do professor de gestão da inovação da Escola Politécnica de Milão, Roberto Verganti, no 1º Fórum de Inovação do Sistema FIERGS. Ele citou o exemplo das velas, que seguem sendo compradas em pleno século 21, mas com o propósito de uma nova experiência. Também falou de marcas que conseguiram criar produtos amados pelos consumidores, independente de sua performance, como os da Apple, o que também é um tipo de inovação. "Nesses casos, se desenvolve fidelidade à grife, quando a compra é feita apenas com base em performance, mudamos quando encontramos algo mais potente", exemplificou Verganti. "As pessoas buscam um significado na vida e na hora de escolher um produto não é diferente", completou.

Para inovar, na visão dele, é fundamental que as empresas, em vez de se aproximar dos usuários, deem um passo para trás, olhem de fora, de uma maneira diferente. "Muitas vezes, nem os consumidores sabem aquilo que precisam", justificou. Para isso, as marcas precisam de profissionais que atuem como intérpretes, que estudem e avaliem grupos de usuários, não necessariamente pessoas criativas, mas que tenham olhar diferente do tradicional.

Tags: 

Veja mais

FIERGS 23/03/2017 às 19h04
A indústria brasileira que atua como fornecedora para a cadeia produtiva de petróleo e gás não concorda com a determinação do governo federal em alterar...
Saiba mais
FIERGS 23/03/2017 às 14h45
A regulamentação do projeto de terceirização aprovado, na quarta-feira (22), pela Câmara de Deputados, dá segurança jurídica às empresas e protege o...
Saiba mais
FIERGS 23/03/2017 às 12h45
Na próxima quinta-feira (30), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) inaugura duas novas unidades em Panambi (10h...
Saiba mais