Você está aqui

Diálogos para o Futuro debate a retenção de talentos

Avaliação e feedback são ferramentas importantes na retenção de talentos conforme os diretores de Recursos Humanos da John Deere, Edinei Schemes, e da Gerdau, Denise Casagrande, que participaram na manhã desta quarta-feira (4) do seminário Desafios para o Futuro, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). O evento teve como tema "Os desafios do RH no contexto multigerencial: como atrair, gerenciar e reter talentos" e foi mediado pela Doutora em Psicologia, Patricia Fagundes.

Denise Casagrande salientou que a forma de trabalhar os recursos humanos passa por tendências e pela cultura da empresa. "O que é bom para uma pode não ser para outra", argumentou. "Os colaboradores precisam estar conectados com a cultura da empresa", disse. Ela explicou que, na Gerdau, os trainees passam por quatro avaliações em dois anos, "todas com feedback, o que é muito importante para esta geração". Outros pontos importantes são a possibilidade de desenvolvimento (seja na empresa ou fora, com a ajuda da corporação), trabalho em equipe, qualidade de vida e a preocupação com valores morais. "O fato dos trainees depois de dois anos serem executivos também melhorou muito a retenção destes talentos", afirmou, salientando que hoje este número está entre 80% e 85%. Dos 25 mil colaboradores da Gerdau no Brasil, 17 mil têm até 35 anos.

Schemes destaca que é importante que os colaboradores tenham os mesmos valores da empresa: integridade, qualidade, comprometimento e inovação. "Temos que atrair talentos, desenvolvendo-os a fim de assegurar que os funcionários contribuam para o negócio e alcancem o máximo potencial através do crescimento profissional e pessoal e retê-los, reforçando o compromisso do sucesso para a empresa e o funcionário", explicou. Destacou o foco nos líderes. "Eles devem saber como integrar as equipes e trabalhar com as diversidades", comentou.

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais