Você está aqui

Dificuldades do setor industrial impactam no PIB do Brasil

FIERGS avaliou resultado do Produto Interno Bruto

"Nesse primeiro momento, os setores industriais mais prejudicados pela desaceleração econômica mundial e que impactaram no PIB são aqueles voltados para as exportações e ao segmento de bens de capital e consumo duráveis", disse o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Bolivar Moura, ao avaliar, nesta terça-feira (10), a queda de 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB) do País no último trimestre de 2008, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da queda do consumo das famílias e do investimento, a maior influência no resultado agregado veio da indústria, que recuou 7,4%, o pior desempenho desde o período de outubro a dezembro de 1996, quando a queda foi de 7,9%. "Existe um fato concreto, ou seja, a crise global está disseminada e forte. E os seus impactos na economia brasileira se mostraram mais intensos do que se imaginava inicialmente", avaliou Moura. Para ele, o resultado do PIB foi influenciado, principalmente, pela contaminação do mercado de trabalho, com ênfase no setor industrial, a diminuição de crédito na economia e a piora na confiança do consumidor, que retraiu os seus gastos.

Nesse cenário, apenas o consumo do governo segue em expansão. Segundo o industrial é preciso estar atento ao momento adverso e coordenar as políticas fiscal e monetária de tal forma a permitir que o Brasil tenha mais condições de enfrentar essa crise. "Devemos olhar com atenção a qualidade do gasto público e priorizar investimentos que possam ser revertidos em ganhos de produtividade para a economia brasileira no futuro", salientou o industrial.

Publicado Terça-feira, 10 de Março de 2009 - 0h00