Você está aqui

Dilma destaca importância da indústria para o desenvolvimento do País

A presidenta Dilma Rousseff participou nesta quarta-feira (14) do primeiro dia de competição da 7ª Olimpíada do Conhecimento, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. "São momentos como este que mostram que o País vem avançando na educação", afirmou ela. "Também evidencia a importância que o governo deve dar para a indústria e mostra o valor do ensino técnico para o Brasil", destacou.

Dilma esteve no pavilhão observando as provas, que vão até dia 18, e lembrou a parceria do governo com o Sistema S, por meio do Pronatec, que gerou até outubro 2,2 milhões de vagas em cursos profissionais. "A certeza da formação profissional do Sistema S nos levou à parceria com o Pronatec. E esta parceria tem uma característica revolucionária, pois pela primeira vez estamos formando uma geração sintonizada com as necessidades da indústria", ressaltou.

Ao parabenizar os 640 alunos do Senai no evento e lhes desejar boa sorte, a presidenta enfatizou a importância do setor industrial. "Se queremos aumentar nossa taxa de crescimento, precisamos da indústria, tanto com relação aos empregos, quanto com as tecnologias desenvolvidas e os efeitos que ela causa em outros setores". A presidenta estava acompanhada pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e da secretária-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Dilma também assinou com a Worldskills International uma parceira que definiu São Paulo como a sede do torneio mundial de ocupações em 2015.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, disse que a Olimpíada do Conhecimento é um exemplo de como a indústria brasileira trabalha. "O torneio é uma oportunidade de mostrar as potencialidades dos profissionais e também do trabalho da indústria", argumentou. Andrade ainda falou que no Worldskills realizado no ano passado, em Londres, o Brasil obteve o segundo lugar e que para 2013 a incumbência dada pela presidenta Dilma é ficar em primeiro em Leipzig, na Alemanha. "Vamos trabalhar com afinco", assentiu.

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, que esteve na solenidade e visitou o pavilhão, distinguiu o evento como de grande importância para a competitividade do setor produtivo. Conforme ele, mostra que o Senai está com a indústria desenvolvendo soluções tecnológicas. "Além disso, na disputa, os competidores obtêm ainda mais conhecimento e vão repassá-lo nas suas escolas. Serão multiplicadores", concluiu.

Publicado quarta-feira, 14 de Novembro de 2012 - 0h00