Você está aqui

Distinção premia projetos de inclusão social

Nesta sexta-feira, o Prêmio Construindo a Nação, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), integrante do Sistema FIERGS, em parceria com o Instituto Cidadania Brasil, foi entregue aos vencedores. Os projetos Libras e a Construção da Diferença ( da Escola Estadual Vila Velha, de Palmeira das Missões, na categoria Ensino Fundamental), Centro de Voluntariado Juvenil: Cinco Anos Depois. A Luta Contra o Câncer Infantil é Nossa (do Colégio Maria Imaculada, de Porto Alegre, em Ensino Médio) e Pipa − Projeto de Iniciação Profissional para Aprendizes (da Escola Municipal de Educação Especial Rodolfo Schlieper e Apae, de Canela, em Educação de Jovens e Adultos) obtiveram o primeiro lugar. "São projetos como estes, que mostram soluções importantes para as comunidades e fazem a riqueza deste País", afirmou o superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, em seu pronunciamento na entrega da distinção. Lisboa destacou que são com ações em prol da educação e da cidadania "que poderemos ter um futuro melhor". As escolas vencedoras também receberam uma bolsa de estudos do Senai-RS.

A inclusão social norteou os trabalhos vencedores do Prêmio Construindo a Nação 2008-2009, e busca estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. A meta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades no entorno de suas escolas. O Prêmio é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI/Sesi).

A superintendente do Instituto de Cidadania Brasil, Márcia Saab, lembrou que estes trabalhos mobilizam "as escolas, as famílias e as comunidades" e que seu objetivo é exatamente mostrar pessoas com qualidades, moral e princípios. "Para o próximo ano, 23 Estados participarão e nossa intenção é que todos participem".

"Todas as iniciativas que dão visibilidade aos bons projetos são sempre muito bem vindos. Precisamos cada vez mais construir parcerias, seja com rede pública estadual, municipal ou privada.", disse a secretária estadual de Educação, Mariza Abreu, presente no evento. "Precisamos de educação básica de qualidade, e todos estão colaborando para isso. O Sistema FIERGS está fazendo sua parte", concluiu.

INSCRIÇÕES

Todas escolas públicas e privadas do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos podem participar do concurso. Na edição deste ano, 60 projetos participaram da etapa gaúcha. As inscrições para a edição 2009/2010 poderão ser feitas até 14 de agosto pelo site www.institutocidadania.org.br ou pelo e-mail construindoanacao@institutocidadania.org.br.

Veja mais

FIERGS 24/02/2017 às 18h02
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), é parceira do Banco Nacional de Desenvolvimento...
Saiba mais
FIERGS 24/02/2017 às 11h00
Com o objetivo de alavancar parcerias, identificar novas oportunidades de negócios e investimentos, além de trabalho em pesquisa e desenvolvimento com...
Saiba mais
FIERGS 23/02/2017 às 15h45
A queda na taxa de inflação, a redução nos juros, a disposição do governo federal em melhorar o quadro fiscal e levar adiante as reformas estruturais são...
Saiba mais