Você está aqui

Relações Internacionais

Empresários debatem moeda local entre Brasil e Argentina

Empresários e representantes de entidades ligadas ao setor de exportação e importação no Estado abordaram, nesta terça-feira (dia 4), o SML − Sistema de Pagamentos em Moeda Local entre Brasil e Argentina. O seminário, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex), foi realizado na sede da FIERGS. Instituído no início de outubro, o acordo possibilita a liquidação das operações comerciais entre os dois países em suas respectivas moedas, eliminando a utilização do dólar nas transações de comércio internacional. "O Rio Grande do Sul, especialmente, tem grande interesse em compreender o funcionamento do Sistema, porque é um mecanismo que pode melhorar o comércio entre as duas principais economias do Mercosul", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na abertura do evento.

O chefe do Departamento da Dívida Externa e Relações Internacionais do Banco Central do Brasil, Ronaldo Malagoni de Almeida Cavalcante, explicou que o objetivo do SML é facilitar o procedimento de importação e exportação entre os dois países. A gerente principal de Acordos Internacionais do Banco Central da Argentina, Cristina Pasin, destacou os benefícios para quem aderir ao modelo, o que não é obrigatório. Entre eles, a construção de um sistema de pagamento transfronteiriço, "elemento fundamental na integração financeira entre os dois países"; e o aumento na transparência nas relações comerciais e da liquidez de mercado para o real e o peso. A "taxa de câmbio" da SML será publicada diariamente pelos Bancos Centrais dos dois países.

No ano passado, 5,3 mil empresas brasileiras importaram produtos da Argentina, e 5,79 mil venderam para o país vizinho. Foram 3 mil produtos argentinos importados e 4,6 mil brasileiros exportados. Em 2007, o comércio entre Brasil e Argentina atingiu US$ 24,8 bilhões. O Rio Grande do Sul respondeu por 18,2% deste total.

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais