Empresas brasileiras se destacam na Feira de Anuga

A Feira Internacional de Alimentos da Alemanha (Anuga), realizada a cada dois anos, terminou na quarta-feira, com a participação de 97 países, 6.522 expositores e 140 empresas brasileiras, sendo 24 delas gaúchas. A FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), foi a articuladora da missão nacional, composta por 60 pessoas, e liderada pelo presidente Paulo Tigre.

As vinícolas brasileiras finalizaram o evento com destaque. Sete marcas de vinhos nacionais − das oito enviadas para a feira − conquistaram medalhas no Anuga Wine Special 2009, o concurso oficial de Anuga. Com a participação de 220 vinhos de 12 nações, as vinícolas Boscato, Casa Valduga, Miolo e Salton terminaram premiadas. Dos 24 expositores do Rio Grande do Sul no evento, seis eram de produtores de vinhos.

A Alemanha é um mercado crescente para os vinhos e espumantes brasileiros. Segundo importador do produto da União Europeia e quarto país consumidor, saltou do sétimo para o quinto lugar de destino das exportações da bebida. Foram 271,1 mil litros em 2008, um salto de 120% em relação ao ano anterior. Apenas no primeiro semestre de 2009, o Brasil enviou 150,8 mil litros de vinhos.

A missão empresarial de Anuga foi uma das etapas do Programa de Ações Integradas de Promoção Comercial, desenvolvido pela CNI, com o objetivo de propiciar às pequenas e médias empresas a participação em feiras internacionais. A ação contou com co-financiamento da União Europeia, através do Programa Al-Invest IV "Internacionalização de PMEs do Mercosul, Chile e Venezuela para um desenvolvimento sustentável".

Nos 2,2 mil metros quadrados de espaço ocupado pelo Brasil na feira em Colônia, estiveram produtos como cafés especiais, vinhos finos, frutas secas e sucos tropicais, temperos e especiarias, lácteos, cachaça, doces, chocolates, balas e biscoitos, castanhas, mel, erva-mate, além de cortes especiais de carne. O Brasil é hoje o maior exportador mundial de café, carne bovina e de aves, sucos, açúcar e etanol de cana-de-açúcar, mas tem ainda um grande potencial para ampliar a exportação de produtos industrializados, com maior valor agregado e alto padrão de qualidade.

Na edição 2007, em torno de 163 mil visitantes, de aproximadamente 175 países dos cinco continentes, fizeram importantes negócios na feira, e 6.607 empresas de 95 países expuseram seus produtos.

Publicado quinta-feira, 15 de Outubro de 2009 - 0h00