Você está aqui

Comércio Exterior

Empresas brasileiras se destacam na Feira de Anuga

A Feira Internacional de Alimentos da Alemanha (Anuga), realizada a cada dois anos, terminou na quarta-feira, com a participação de 97 países, 6.522 expositores e 140 empresas brasileiras, sendo 24 delas gaúchas. A FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), foi a articuladora da missão nacional, composta por 60 pessoas, e liderada pelo presidente Paulo Tigre.

As vinícolas brasileiras finalizaram o evento com destaque. Sete marcas de vinhos nacionais − das oito enviadas para a feira − conquistaram medalhas no Anuga Wine Special 2009, o concurso oficial de Anuga. Com a participação de 220 vinhos de 12 nações, as vinícolas Boscato, Casa Valduga, Miolo e Salton terminaram premiadas. Dos 24 expositores do Rio Grande do Sul no evento, seis eram de produtores de vinhos.

A Alemanha é um mercado crescente para os vinhos e espumantes brasileiros. Segundo importador do produto da União Europeia e quarto país consumidor, saltou do sétimo para o quinto lugar de destino das exportações da bebida. Foram 271,1 mil litros em 2008, um salto de 120% em relação ao ano anterior. Apenas no primeiro semestre de 2009, o Brasil enviou 150,8 mil litros de vinhos.

A missão empresarial de Anuga foi uma das etapas do Programa de Ações Integradas de Promoção Comercial, desenvolvido pela CNI, com o objetivo de propiciar às pequenas e médias empresas a participação em feiras internacionais. A ação contou com co-financiamento da União Europeia, através do Programa Al-Invest IV "Internacionalização de PMEs do Mercosul, Chile e Venezuela para um desenvolvimento sustentável".

Nos 2,2 mil metros quadrados de espaço ocupado pelo Brasil na feira em Colônia, estiveram produtos como cafés especiais, vinhos finos, frutas secas e sucos tropicais, temperos e especiarias, lácteos, cachaça, doces, chocolates, balas e biscoitos, castanhas, mel, erva-mate, além de cortes especiais de carne. O Brasil é hoje o maior exportador mundial de café, carne bovina e de aves, sucos, açúcar e etanol de cana-de-açúcar, mas tem ainda um grande potencial para ampliar a exportação de produtos industrializados, com maior valor agregado e alto padrão de qualidade.

Na edição 2007, em torno de 163 mil visitantes, de aproximadamente 175 países dos cinco continentes, fizeram importantes negócios na feira, e 6.607 empresas de 95 países expuseram seus produtos.

Tags: 

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais