Empresas buscam competitividade com soluções inovadoras

Em um mundo globalizado, no qual as tecnologias aproximam povos e reduzem as distâncias entre países, o IV Seminário de Telecomunicações − Inovar para Crescer, realizado nesta quinta-feira (20), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, buscou apresentar soluções inovadoras para aumentar a competitividade das empresas. "As fronteiras são digitais. E a rede mundial de computadores democratizou o acesso direto aos consumidores em qualquer lugar do planeta", destacou o vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, na abertura do evento. "Nesta teia de comunicação, não há privilégios ao porte empresarial. As grandes indústrias utilizam a internet, que também está disponível para as pequenas organizações".

Também o consumidor comum passa a ter maior familiaridade com a rede. O coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, Ricardo Portella Nunes, afirmou que as previsões indicam que, em 2009, o crescimento da banda larga no Brasil deverá chegar a 30%. "A crise mundial mostra que a demanda interna de um país é o seu maior patrimônio", afirmou Portella.

O primeiro painel do seminário, mediado pelo coordenador do Grupo Temático de Telecomunicações do Coinfra, Carlos Garcia, debateu "Ações Públicas para Incentivo a Programas de Cidades Digitais". Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, o governo do Estado, ao implantar o programa RS Digital − que tem a FIERGS como um dos parceiros −, busca fomentar a infraestrutura de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) voltada à modernização da administração pública no Rio Grande do Sul. De acordo com Lorentz, o governo estadual trabalha para cobrir 3.890 localidades gaúchas que ainda não possuem acesso à internet.

O painel de abertura contou igualmente com as participações de Maurício Peroni, engenheiro de operações em regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); André Kulczynski, presidente da Procempa, a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre; e Fabiano Vergani, presidente da Internetsul, associação que reúne 80 provedores de serviços de internet no Estado. O IV Seminário, promovido pela FIERGS, por meio do Coinfra, contou também com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Hélio Bampi.

Publicado quinta-feira, 20 de Agosto de 2009 - 0h00