AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555

Empresas encontram novas alternativas para exportações na América Latina

Negócios

Oportunidades na América Latina para Exportações do Rio Grande do Sul foi o tema da palestra proferida, nesta terça-feira, na FIERGS, e quarta-feira, no Centro de Atividades

do Sesi, em Caxias do Sul. A assessora da Inteligência Comercial da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Camila Orth, mostrou os

indicadores macroeconômicos dos países latino americanos, colocando em destaque aqueles que se apresentam como boas alternativas para o incremento das relações comerciais.

Segundo Camila, cerca de 30% das exportações gaúchas destinam-se à América Latina. No ano passado, a Argentina foi o principal destino das vendas externas da indústria do Rio Grande do Sul, com mais de US$ 1,5 bilhão, seguida de Paraguai, Chile e Uruguai. A participação argentina, porém, caiu de 38%, em 2010, para 32,1%, em 2012.

Isso significa que novas perspectivas de comércio podem ser ampliadas com países que compram do Estado, como é o caso do Peru, que subiu da nona para a sexta posição no ranking entre 2006 e 2012, um crescimento

anual médio de 18,4%.

Camila apresentou também os setores no Rio Grande do Sul que mais veem chances de crescimento das exportações para a América Latina: higiene pessoal e cosméticos, têxteis, vestuário, componentes de calçados

(cabedal, acessórios, saltos e solados), calçados, ferramentas e talheres, lâmpadas e equipamentos de iluminação, máquinas e equipamentos e máquinas e equipamentos de uso agrícola.

A promoção das palestras foi da FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Apex-Brasil.

Durante os eventos, também foi apresentado o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), vinculado ao CIN-RS, e casos de sucesso de empresas gaúchas.