Empresas gaúchas buscam novos negócios na CeBIT 2013

Uma comitiva brasileira com 77 participantes estará na CeBIT 2013, feira considerada o maior evento da área de tecnologia da informação e comunicação, de 3 a 11 de março, em Hannover, na Alemanha. O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, lidera a missão gaúcha, formada por 37 pessoas. O industrial destaca a importância de garantir a implementação de programas voltados à internacionalização competitiva do setor produtivo, bem como a realização de ações de promoção comercial e de fortalecimento da imagem e marca de produtos no exterior, a exemplo desta missão à Alemanha. "É uma feira muito importante nessa área e nós temos um filhote aqui na FIERGS, a BITS, feira de tecnologia da América Latina, que ocorre em maio, onde expositores presentes em Hannover, vão expor aqui também", afirma.

Algumas empresas do Rio Grande do Sul repetirão a experiência apresentando seus produtos. "A expectativa é conhecer as novidades do mercado geral no nosso ramo e fechar negócios com países europeus. Essa é a nossa segunda participação como expositores. Na primeira, os resultados foram indiretos. Vimos que teríamos que adaptar nosso produto ao mercado externo. Dessa vez estamos indo com tudo", avalia o consultor de Comércio Exterior da Diponto Comércio de Relógios, Rodrigo Turelly.

Outra expositora é a Learn4 Fun, que apresentará na Feira o Potato Wars, um game 2D casual para a plataforma IOS (iPhone e iPad). "Conhecer novas tecnologias, modelos de negócios para games e fazer contatos são alguns dos principais motivos de nossa participação. Contudo, o objetivo principal é concretizar uma parceria para distribuição de nosso produto", afirma o CEO Felipe Frosi. Em sua segunda participação como expositora, a SBPA Simuladores de Voo e Informática apresenta neste ano um simulador de helicóptero com tecnologia nacional, que vai servir para outros similares desenvolvidos pela empresa, pronto para ser comercializado no Brasil e no exterior. "Nosso objetivo, além e apresentar o produto, é fazer novos contatos e retomarmos alguns que fizemos no ano passado", afirma o Diretor Comercial da SBPA, Adriano Oliveira.

O diretor da Lexsis Consultoria e Sistemas, Bruno Prisco Jr., destaca três objetivos principais na participação da CeBIT 2013: o acompanhamento da evolução de tecnologias; a busca de parcerias que complementem a área de atuação, que é o desenvolvimento de softwares; e o posicionamento dos produtos da empresa no mercado. "Essa é nossa terceira participação na feira e, nos anos anteriores, buscamos informações e fizemos adequações necessárias por isso hoje nossos produtos já estão prontos para serem comercializados internacionalmente", diz.

Além de conhecer produtos inovadores a TCA Informática espera também avaliar novos modelos de trabalho. "Estamos indo para buscar subsídios para internacionalizar nossa empresa. Entender como as empresa de softwares que são nossas concorrentes estão trabalhando no mercado internacional, como funcionam seus canais de venda e marketing. Buscar essa bagagem para acrescentar aos nossos produtos que até então eram destinados para o mercado brasileiro, além de abastecer a TCA com tendências e inovações tecnológicas", afirma o gerente de Sistemas da empresa, Cassiano Brenner.

A coordenação da missão à CeBIT deste ano é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e articulação da FIERGS, por meio do CIN-RS. A parceria é do programa AL-Invest IV, Sebrae-RS e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Publicado sexta-feira, 1 de Março de 2013 - 0h00