A primeira rodada do Programa Gaúcho de Capital Inovador, denominada Match Day, reuniu startups e empresas inovadoras com alto potencial de crescimento, nessa sexta-feira, na sede da FIERGS. Elas se apresentaram ao mercado após realizarem durante o ano capacitações, mentorias individuais e três encontros com mais de 25 possíveis investidores selecionados previamente. O trabalho é resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

Na abertura do evento, o vice-presidente do CIERGS e coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS, Ricardo Felizzola, destacou a contribuição deste tipo de iniciativa, além da importância de o País aumentar a sua cultura empreendedora. Para os empresários presentes, Felizzola aconselhou que é preciso ousar nos negócios. “Só se usa o mercado local para se dar o passo ao mercado global”, afirmou.

No Match Day, os representantes das startups se apresentaram e, depois, receberam em seus estandes os potenciais investidores. Além desses contatos, o programa também proporcionou interações entre as próprias participantes. "Sabemos que alguns empreendedores já criaram relações entre si, tornando-se clientes e fornecedores uns dos outros”, afirma o agente de Desenvolvimento da AGDI, Rodrigo Prates. Para 2015, está previsto um novo ciclo do Programa Gaúcho de Capital Inovador. Nesta primeira rodada, participaram as empresas Alcatek, Ambiente Verde, Beyond, Brutt, Digiletric, Froglabs, I3 Tecnologia, Lamiecco, Magmattec, Marina Borrachas, Skydrones, TGD Filmes e Victum.

Foto: Dudu Leal
Publicado sexta-feira, 21 de Novembro de 2014 - 14h14