Você está aqui

Especialistas discutem sobre ergonomia na FIERGS

O Seminário de Gestão Integrada em Saúde e Segurança no Trabalho: foco em ergonomia, realizado pelo Sistema FIERGS, através do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) e do Sesi-RS, com apoio da Abicalçados, nesta quinta-feira, envolveu representantes do poder público, empresários e trabalhadores na discussão de alternativas para desenvolver um ambiente harmônico na empresa.

O conceito da ergonomia está ligado diretamente ao conforto e a harmonia no ambiente de trabalho. Uma unanimidade entre os envolvidos é a necessidade de ampliar a cultura da prevenção. Em seu discurso, o coordenador do Contrab, César Codorniz, enfatizou que para a execução desta prática é fundamental a participação de todas as partes. "Do governo espera-se políticas de prevenção. Das empresas, ambiente seguro em saúde e segurança do trabalho. Dos funcionários, colaboração e atuação", comentou. Para o auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho, Mosiris Pereira, a ergonomia representa fator insubstituível na prática laboral. "Existem processos de trabalho e meios de trabalho. A demanda ergonômica gera ganho para todos os envolvidos".

O palestrante Paulo Antônio Barros de Oliveira, auditor fiscal do Trabalho, falou sobre a transformação do conceito da ergonomia. Ele comentou que inicialmente eram abordados aspectos biodinâmicos do trabalhador, mas atualmente novas áreas estão relacionadas, porque a sociedade também se transformou. "Hoje vivemos a era da conectividade. Nosso cérebro e nosso corpo não descansam nunca. Isto tem reflexos imediatos em nossa saúde. Dados da Previdência Social mostram que 92% dos benefícios são concedidos por sofrimento mental e osteomuscular. Este cenário precisa se modificar", salientou Oliveira.

Publicado quinta-feira, 18 de Agosto de 2011 - 0h00