Exportadores brasileiros buscam mercados alternativos

Empresas interessadas em ampliar negócios visando ao mercado externo participaram, nesta quinta-feira, do Encontro Rumo à Exportação, uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Além de acompanhar palestras com orientações sobre comércio exterior, as 123 empresas se reuniram na FIERGS em rodadas trading com 15 companhias que prestam assessoria em operações internacionais de compra e venda.

O gerente-executivo de Inteligência da Apex-Brasil, Marcos Lelis, destacou que na América do Sul, além da Argentina, hoje o principal comprador dos produtos brasileiros, outros países servem de alternativas para as empresas nacionais. Durante a palestra Oportunidades de Negócios Colômbia e Peru, Lelis apontou alguns indicativos que revelam as vantagens destas duas nações

andinas: aumento do PIB, mercado crescente e população em ascensão social. Segundo Lelis, entre 2008 e 2011 a taxade crescimento média anual do Peru foi de 5,4%. Até 2018, a previsão é de que alcance 5,7%. Em compensação, é apenas o sexto país sul-americano para o qual o Brasil exporta, com 5,9% de participação. Na Colômbia estes números chegam a 4,1% e 4,4%, respectivamente, e se trata da quinta nação da América do Sul compradora dos produtos nacionais, com 6,9% do total.

De olho nesses mercados, a Apex-Brasil e a CNI realizam a Missão Empresarial do Brasil à América do Sul − Colômbia e Peru, de 19 a 23 de maio, em Bogotá e Lima. Os integrantes da comitiva irão se reunir com compradores

locais, distribuidores e parceiros estratégicos. No ano passado, 49 empresas brasileiras estiveram na missão aos dois países, com um saldo de US$ 35 milhões em negócios.

Também participaram do Encontro Rumo à Exportação o gerente de Competitividade Empresarial da Apex-Brasil, Tiago Terra; e a gerente-executiva Jurídica, Silvia Menicucci.

Publicado quinta-feira, 8 de Maio de 2014 - 0h00