Você está aqui

Faturamento da indústria gaúcha cai 5,6%

O faturamento real da indústria gaúcha, que já vinha desacelerando desde março deste ano, caiu 5,6% em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2007. Mesmo com este resultado negativo, o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e divulgado nesta segunda-feira (6), conseguiu uma pequena expansão de 2,5%, principalmente pela influência das variáveis ligadas ao mercado de trabalho.

De acordo com o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, "Os fatores que mais contribuíram para este resultado pouco animador foram dois dias úteis a menos no calendário e a contínua influência do câmbio nas vendas dos exportadores". Ele destacou que as indústrias focadas nas vendas externas viram o seu faturamento desabar 12,1% em agosto, ante igual período do ano passado. Os desempenhos negativos mais expressivos foram registrados nos setores de fumo (-23,9%), refino de petróleo (-10,1%) e couros e calçados (-4,4%).

Ao contrário do faturamento, as demais variáveis continuam avançando, especialmente as vagas abertas e os salários pagos. A primeira aumentou 8,4% e a segunda, 4% em agosto, ante igual período de 2007. Os setores que mais contrataram foram Máquinas e Equipamentos (22,4%), Veículos Automotores (13,5%) e Alimentos (7,4%). "O mercado interno, ainda fortemente aquecido, e a diminuição nas margens de lucro estão sustentando a folha de pagamento, mas não sabemos até quando será possível segurar esta situação", disse Tigre, alertando que os efeitos da crise americana ainda não foram captados.

Na soma de janeiro a agosto, todas as variáveis que compõem o Índice de Desempenho Industrial ainda permanecem positivas, com destaque para as compras industriais e a massa de salários, com majoração de 13% e 10%, respectivamente. Elas contribuíram para que o IDI-RS registrasse uma expansão de 6,9% no acumulado do ano.

Veja mais

FIERGS 18/01/2017 às 14h58
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) voltou a crescer em novembro de 2016, na comparação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.
Saiba mais
FIERGS 16/01/2017 às 16h21
A produção industrial gaúcha surpreendeu no mês de novembro, e com 51,1 pontos cresceu em relação a outubro, contrariando a sazonalidade negativa do...
Saiba mais
FIERGS 12/01/2017 às 15h22
O ano de 2016 fechou com as exportações em queda no Rio Grande do Sul. Ao somarem um total de US$ 16,6 bilhões no acumulado dos 12 meses, caíram 5,4% em...
Saiba mais