Você está aqui

Federações da Região Sul buscam ampliar o suprimento de gás natural

A inclusão de projetos de suprimento e transporte de gás natural para a região no Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat, ciclo 2013-2022) foi defendida, em Brasília, nesta quarta-feira, no Ministério de Minas e Energia (MME). Um documento foi entregue ao secretário-executivo da pasta, Márcio Zimmermann, pelos presidentes da FIERGS, Heitor José Müller; e da Fiesc, Glauco José Côrte; e pelo vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, que formam o Fórum Industrial Sul. Também participaram da reunião os coordenadores das bancadas federais dos três Estados e representantes da SCGás, Sulgás e Compagas.

Elaborado pelas Federações, o documento aponta as opções de suprimento e transporte de gás natural para o Pemat. Em uma tentativa de mapear a infraestrutura de gasodutos necessária para suportar o crescimento do uso de gás natural até 2022, o Pemat definirá uma nova rede de grandes dutos que vão cortar o País. Os industriais destacaram a preocupação com o atual cenário de fornecimento do insumo enfrentado pelas empresas, abastecidas somente pelo gasoduto Bolívia-Brasil, que está operando próximo do limite. A projeção de demandas da Região Sul, segundo as distribuidoras, passará dos atuais 11,48 milhões metros cúbicos para 15,8 milhões, em 2017.

Entre as propostas encaminhadas estão o aproveitamento do gás natural dos campos de petróleo localizados no litoral sul-brasileiro, podendo ser injetado no tramo Sul do Gasbol; a instalação de terminais de GNL na Região Sul; o redirecionamento do gás das UTE bicombustíveis da Região Sudeste à Região Sul, e a implantação de uma infraestrutura capaz de operar o suprimento por swap. O encontrou contou ainda com os coordenadores das bancadas federais do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira; de Santa Catarina, Marco Tebaldi; e do Paraná, Marcelo Almeida.

A avaliação do Fórum Industrial Sul é de que a limitação de suprimento é fator inibidor de investimentos para os setores dependentes do uso do gás. Isso causa impactos negativos no PIB, nas receitas federais e estaduais, na geração de empregos e no desenvolvimento econômico e social.

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais