Feira de Hannover mostra tecnologia e indica o foco da indústria mundial

Com a presença de 135 empresas e entidades brasileiras, a Feira Hannover 2012, a mais importante do setor de tecnologia no mundo, termina nesta sexta-feira, na Alemanha. O presidente da FIERGS, Heitor Jose Müller, pela primeira vez no evento, se impressionou com a alta tecnologia disponível nos produtos das empresas do mundo todo, mas lamentou a baixa participação de expositores e visitantes do País. "O empresário brasileiro precisa participar mais, conhecer as tendências mundiais, perceber a mudança de foco e ver onde estão os novos mercados", diz. A feira recebeu, na segunda-feira, durante a abertura, a visita da chanceler alemã Angela Merkel aos pavilhões do evento, acompanhada do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao.

A China, que em 2012 é o país convidado da feira, há 25 anos foi parceira de Hannover, com 24 expositores. Na atual edição, trouxe 460. O foco dos chineses hoje é deixar de fabricar o "made in China" e passar para o criado e desenvolvido "created in China". Segundo Müller, "no Brasil, mesmo com o anúncio do governo em disponibilizar 100 mil bolsas de estudo nas melhores universidades mundiais, precisamos nos agilizar para enfrentar um mercado como o chinês, que esta criando 400 novas escolas de inovação na China".

A comitiva do Brasil para a missão empresarial ao evento, articulada pela FIERGS com apoio do Sebrae e parceria do Senai, reuniu 110 participantes, 53 deles gaúchos. Este ano, a feira tem mais de 5 mil companhias exibidoras, expondo em uma área total de 172 mil metros quadrados. Os pavilhões da Feira reúnem representantes dos segmentos de automação industrial, passando pelas tecnologias de propulsão, fluídos, ar comprimido, tratamento de superfície, micro e nanotecnologia, tecnologias energéticas, construções de usinas, mobilidade elétrica até o fornecimento de aplicações de software para a indústria.

Com tema central Greentelligence, no qual o desenvolvimento e o uso ecológico de serviços e processos, assim como as tecnologias verdes, ocupam cada vez mais o centro de um comércio empresarial sustentável.

Neste sentido, o presidente da FIERGS destaca o trabalho que vem sendo

desenvolvido há vários anos pelo Senai, por meio do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) e do Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas (Ceta), em acordos operacionais de transferência de tecnologia com o Instituto Fraunhofer (Alemanha).

Os empresários brasileiros que integraram a Missão Prospectiva da FIERGS, viabilizada pela Rede CIN com apoio do Programa AL-Invest, puderam perceber na Feira Industrial de Hannover as últimas tendências em tecnologias de ponta. A feira é a mais importante no segmento industrial, contemplando automação industrial, subcontratação, energia, mobilidade, entre outros. Além da visitação com acompanhamento de um consultor especializado francês da Confederação Europeia Ceses, em que puderam visitar expositores específicos para verificar inovações e aplicações técnicas práticas, ocorreram visitas técnicas a grupos que são referência em maquinário, design, inovação e qualidade de processos e produtos; servindo como benchmarking para os brasileiros. Elas foram realizadas às empresas MAN, Claas, Grohe, Mercedes, Volkswagen e ao Instituto Fraunhofer.

Os participantes da missão também tiveram a oportunidade de realizar encontros de negócios internacionais focados em cooperação comercial, para diversos setores, em especial, energia. As rodadas serviram para estabelecer importantes contatos no mercado internacional. Na Alemanha, o Sebrae-RS também manteve contatos com mais de 120 empresas interessadas em participar da Mercopar, a maior feira de subcontratação e inovação industrial da América Latina, que ocorre em outubro, em Caxias do Sul. A Mercopar é realizada em parceria com a Hannover Fairs Sul América.

Publicado sexta-feira, 27 de Abril de 2012 - 0h00