FIERGS apresenta medidas anticrise em São Leopoldo

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, apresentou nesta segunda-feira (dia 2), no Vale do Sinos, as ações anticrise que a entidade vem empreendendo para defender os interesses do setor industrial gaúcho. A palestra no Centro das Indústrias de São Leopoldo foi promovida por seis sindicatos patronais da região.

Tigre explicou aos empresários que a FIERGS está ocupando todos os canais de interlocução abertos à instituição, seja nas esferas municipal, estadual ou federal e ponderou que a situação do Rio Grande do Sul diante da turbulência global é mais preocupante que a do Brasil. "Por sermos um Estado altamente exportador, temos sofrido com o decréscimo da demanda internacional. Por isto, uma das alternativas é a busca de novos mercados em países emergentes. Argélia e Arábia Saudita são bons exemplos", definiu.

Entre as ações consideradas fundamentais pelo industrial, estão a redução dos juros, o fim dos tributos nas exportações, diminuição dos impostos nos produtos, a consolidação e a expansão do mercado externo, além da desoneração do investimento. "Nós somos um dos únicos países no mundo onde se paga imposto sobre um bem de capital, que é adquirido justamente para gerar mais emprego, renda e inclusive, tributos", disse, ressaltando a importância de que as decisões políticas tenham maior velocidade. "Algumas medidas são positivas, mas devido à burocracia, demoram a tornar-se realidade. Por isto, assim como as empresas precisam se reestruturar, a crise pode ser um bom momento para modernizar a máquina pública", completou.

As entidades que apoiaram a realização do evento foram o Sindicato das Indústrias de Artefato de Borracha do RS (Sinborsul), Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro de São Leopoldo (Sindartcouro), Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (Sinduscom), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal), Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado de São Leopoldo (Sindivest) e Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas (Sinmaq Sinos).

Publicado segunda-feira, 1 de Junho de 2009 - 0h00