Você está aqui

Relações Internacionais

FIERGS e Confederação das Indústrias Indianas articulam entendimento

"O Brasil vende para a Índia apenas 0,55% do total exportado pelo país e compra somente 0,51% do que importa. Isso demonstra que ainda há um grande potencial para o incremento do comércio entre os dois países", afirmou o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, na abertura do 2º Conclave Índia − América Latina e Caribe. "Este ano, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul realizou duas missões empresariais à Índia, o que demonstra um grande interesse de empresas gaúchas", destacou.

Para promover a cooperação econômica e industrial e fomentar atividades para o avanço industrial e tecnológico, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e a Confederação das Indústrias Indianas (CII) acertaram um Memorando de Entendimento. O documento foi assinado pelo vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, e pelo diretor da CII, Neville Mevawalla, na abertura do evento promovido pela Federação das Indústrias do RS em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e Caixa RS que reuniu empresas dos dois países, na manhã desta terça-feira (dia 11), na sede da entidade.

O diretor da CII, Neville Mevawalla, explicou que seu país, assim como o Brasil, aprendeu muito com a experiência do desenvolvimento. "Nos últimos anos, a média de crescimento do PIB na Índia tem sido de 8,6%", disse. "São dois países emergentes que agora precisam de uma nova agenda de cooperação entre eles", afirmou, lembrando que a Confederação da Indústria Indiana tem como objetivo ser uma facilitadora de negócios entre empresas de seu país e do mundo.

A comitiva indiana, formada por 27 pessoas, esteve ontem em Belo Horizonte e segue ainda nesta terça-feira para São Paulo. São 18 empresas das áreas de TI, agribusiness, construção civil, máquinas agrícolas, móveis, autopeças, alimentos, mídia, infra-estrutura, produtos odontológicos, utensílios para casa, consultoria e educação superior. Após o seminário, foram realizados encontros de negócios com 50 empresas gaúchas.

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais