FIERGS e Confederação das Indústrias Indianas articulam entendimento

"O Brasil vende para a Índia apenas 0,55% do total exportado pelo país e compra somente 0,51% do que importa. Isso demonstra que ainda há um grande potencial para o incremento do comércio entre os dois países", afirmou o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, na abertura do 2º Conclave Índia − América Latina e Caribe. "Este ano, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul realizou duas missões empresariais à Índia, o que demonstra um grande interesse de empresas gaúchas", destacou.

Para promover a cooperação econômica e industrial e fomentar atividades para o avanço industrial e tecnológico, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e a Confederação das Indústrias Indianas (CII) acertaram um Memorando de Entendimento. O documento foi assinado pelo vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, e pelo diretor da CII, Neville Mevawalla, na abertura do evento promovido pela Federação das Indústrias do RS em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e Caixa RS que reuniu empresas dos dois países, na manhã desta terça-feira (dia 11), na sede da entidade.

O diretor da CII, Neville Mevawalla, explicou que seu país, assim como o Brasil, aprendeu muito com a experiência do desenvolvimento. "Nos últimos anos, a média de crescimento do PIB na Índia tem sido de 8,6%", disse. "São dois países emergentes que agora precisam de uma nova agenda de cooperação entre eles", afirmou, lembrando que a Confederação da Indústria Indiana tem como objetivo ser uma facilitadora de negócios entre empresas de seu país e do mundo.

A comitiva indiana, formada por 27 pessoas, esteve ontem em Belo Horizonte e segue ainda nesta terça-feira para São Paulo. São 18 empresas das áreas de TI, agribusiness, construção civil, máquinas agrícolas, móveis, autopeças, alimentos, mídia, infra-estrutura, produtos odontológicos, utensílios para casa, consultoria e educação superior. Após o seminário, foram realizados encontros de negócios com 50 empresas gaúchas.

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.