FIERGS entrega Mérito Industrial 2009

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul entregou nesta sexta-feira (22), o Prêmio Mérito Industrial 2009 aos empreendedores Carlos Roberto Pires Pôrto, Doviglio Gianella, Valter Gomes Pinto e Zenon Leite Neto. Em sua 36ª edição, a cerimônia foi realizada na sede da FIERGS, em Porto Alegre. "Esta noite é dedicada à valorização do espírito empreendedor da nossa terra", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na cerimônia de abertura, lembrando que apesar das conquistas acumuladas ao longo do tempo e dos muitos exemplos de superação de dificuldades, ainda são grandes os desafios que existem pela frente.

"A crise internacional dá ao Brasil uma grande lição de competitividade. Muitas decisões, defendidas há muito tempo pelo empresariado, são agora adotadas sob o pretexto da urgência. O exemplo mais claro é a diminuição da carga tributária com estímulo ao crescimento econômico e social", disse Tigre, destacando que é preciso ter uma política nacional de desenvolvimento sustentado que incorpore questões como a redução dos juros, da burocracia, das taxas de investimentos e a modernização das relações de trabalho.

No contexto da intensa competição global, segundo o industrial, são dois os fatores estruturais que irão definir o futuro: educação e inovação. "Com a lição de competitividade e com essas mudanças estruturais, o País poderá sair desta crise em condições muito melhores. Essa visão positiva está presente na edição do Mérito Industrial de 2009", observou o presidente da FIERGS no evento.

Criado em 1971, o Mérito Industrial é uma premiação concedida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul nos anos ímpares, distinguindo industriais com marcante atuação na comunidade e no meio empresarial. Os agraciados são indicados por sindicatos da indústria filiados à FIERGS e entidades associadas ao CIERGS.

Publicado sexta-feira, 22 de Maio de 2009 - 0h00