FIERGS entrega Prêmio Mérito Industrial

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) entrega, nesta quinta-feira (26), às 20h, o Prêmio Mérito Industrial 2011. Criado em 1971, o Mérito Industrial é concedido pela FIERGS nos anos ímpares. Os industriais premiados foram destacados por suas marcantes atuações na comunidade e no meio empresarial. Conheça o perfil dos agraciados com a distinção:

Arnaldo Passarin cresceu em Jundiaí, São Paulo, vendo os pais produzirem vinho para consumo próprio e comercializar o excedente na região. Esta primeira experiência empresarial foi realizada em parceria com o pai e os irmãos, ainda em território paulista. Veio para o Rio Grande do Sul aos 24 anos para ampliar a produção vitivinícola da família em Flores da Cunha, na Serra gaúcha. Criou e participou de entidades de classe, entre elas a Associação Gaúcha de Vinicultores, o Instituto Brasileiro do Vinho e a Câmara Setorial da Uva, do Vinho e Derivados do Brasil, da qual é o presidente. Hoje, aos 74 anos, é responsável pela produção de 20 milhões de litros de vinho e atua no Conselho de Administração da Passarin Indústrias de Bebidas do Brasil, situada em Jundiaí, e como proprietário da União de Vinhos do Rio Grande.

Clovis Tramontina é formado em Administração de Empresas e Direito. Nasceu há 55 anos em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, sede das indústrias Tramontina desde a fundação, em 1911, pelo seu avô Valentin. Ainda muito jovem trabalhou em vários setores da empresa e logo se identificou com a área de negócios, alcançando o cargo de gerente comercial. Em 1992, tornou-se presidente das empresas Tramontina-Forjasul, um conglomerado que fabrica 17 mil itens diferentes e está presente em mais de 120 países.

José Aury Klein é natural de Salvador do Sul, onde nasceu em setembro de 1930. Em São Leopoldo ingressou no curso técnico de contabilidade e em 1950 começou a trabalhar na empresa Manufatora de Calçados Ltda, na qual após cinco anos tornou-se sócio-cotista. Em 1956 fundou a Indústria de Formas Aguilar Ltda. Dois anos depois, já assumia a condição de secretário no Sindicato das Indústrias do Vestuário de São Leopoldo e passou a ser membro do Conselho de Representantes da FIERGS. Atuou ainda na Associação Comercial e Industrial de São Leopoldo, no Conselho Regional do Senai-RS, na presidência do Sindivest-SL e na vice-presidência da FIERGS, chegando a presidir interinamente a entidade, de março a julho de 1987. Também recebeu a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Enio Lucio Schein (in memoriam) nasceu em 1942, no município de Taquara, e faleceu em 8 de janeiro de 2010. Iniciou a trajetória profissional como bancário em 1974. Em 1979, foi convidado pelo sócio-fundador da Paquetá Calçados Ltda, Arlindo Rudolpho Weber, para assumir a diretoria financeira da empresa, cargo que exerceu por 31 anos, até seu falecimento. Foi presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e do Sindicato das Indústrias de Calçados do Estado. Também integrou as diretorias da FIERGS e do CIERGS, entre 1983 e 2011, chegando a ocupar o cargo de vice-presidente, e articulou a criação da Associação Brasileira da Indústria de Calçados, que presidiu de 1986 a 1991.

Marcos Guerra teve, desde criança, forte ligação com o setor de implementos rodoviários por influência do pai, fundador da fábrica homônima ao sobrenome da família. Nasceu em Caxias do Sul, em 1952, e trabalhou dentro do grupo como soldador, guincheiro, motorista e pintor, para então, tornar-se administrador. Com o controle acionário da empresa vendido em 2008 para o Axxon Group, passou a atuar como vice-presidente do Conselho de Administração da companhia. Também é diretor do Sindicato da Indústria Metal-Mecânica e Elétrica de Caxias do Sul e vice-presidente do Conselho de Administração da Associaacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, entidade que já presidiu.

Publicado quinta-feira, 26 de Maio de 2011 - 0h00