FIERGS promove curso de rotulagem para alimentos de origem animal

As indústrias precisam estar atentas às normas de rotulagens de alimentos. Para apoiar as empresas e fornecer orientações adequadas, o Conselho de Agroindústria da FIERGS (Conagro) demandou junto ao Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas um curso sobre o tema. O Curso de Rotulagem para Alimentos de Origem Animal tem suporte e orientação técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e suas atividades serão ministradas nos dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 8h30min, pelo Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, localizado na Av. Sertório, 473, no Bairro Navegantes, em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3904-2615 ou solicitadas pelo email tecnologia.alimentos@senairs.org.br.

A orientação é fundamental para esse setor. Houve uma mudança na legislação da rotulagem, com o Decreto nº 8681, de 2016. Antes todos os rótulos eram enviados previamente para aprovação do Mapa. Agora, as empresas fazem a rotulagem sem essa verificação preliminar e podem estar sujeitas a autuação com multas e até recolhimento de produtos se estiverem com as informações incorretas ou incompletas. O objetivo do curso é justamente detalhar a legislação específica para essa área e evitar erros e problemas com os itens colocados no mercado.

O curso tem como público-alvo os responsáveis técnicos das indústrias de alimentos de origem animal e os técnicos que atuam nas rotinas dessas empresas. Para participar, é preciso ter formação superior ou técnica em medicina veterinária, engenharia de alimentos, nutrição, tecnólogo de alimentos ou cursos afins.

A programação
O quê: Curso Rotulagem para Alimentos de Origem Animal
Quando: 12 e 13 de dezembro, das 8h30 às 17h30min
Duração: 16 horas
Local: Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas – Av. Sertório, 473
Inscrições: (51) 3904-2615 ou pelo email tecnologia.alimentos@senairs.org.br

Conteúdo programático
. Apresentação e discussão das principais legislações de rotulagens industriais de alimentos que atendam às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também da Anvisa.
. Apresentação e discussão das legislações específicas de lactose, glúten e alergênicos.
. Realização de dinâmicas de grupo que permitam identificar problemas de rotulagem de alimentos.

Publicado quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016 - 15h15