Você está aqui

FIERGS realiza Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS

Para incentivar a ampliação dos investimentos do setor no Estado, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio dos Conselhos de Infraestrutura (Coinfra) e de Inovação e Tecnologia (Citec), realiza o Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS. Será em 15 de agosto, na sede da entidade, em Porto Alegre.


O crescimento de iniciativas para implantação de projetos de geração distribuída de energia com diversas capacidades representa uma oportunidade para a indústria do Rio Grande do Sul, pois potencializa o fornecimento de equipamentos, sistemas, partes e componentes. Isso movimenta também uma rede de empresas prestadoras de serviços em atividades de manutenção e reparo. O fator logístico é outro importante elemento neste contexto, considerando as distâncias entre os locais de produção e consumo, o que eleva os custos, especialmente de transmissão e distribuição. Por essa razão, as unidades de geração distribuída de energia aproximam a fonte de produção do local de consumo, reduzindo consideravelmente os custos da mesma. 

Segundo resolução normativa do ano de 2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e, inclusive, fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica.

A geração distribuída de energia gera benefícios para o consumidor e para o setor elétrico: está no centro de consumo, o que reduz a necessidade de estrutura de transmissão elétrica e evita perdas. Dados do Ministério de Minas e Energia estimam que, até 2030, 2,7 milhões de unidades consumidoras poderão gerar sua própria energia de forma total ou parcial nas residências, comércios, indústrias e no setor agrícola. Isso pode resultar em 23.500 MW (48 TWh produzidos) de energia limpa e renovável, o equivalente à metade do que é gerado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. Com isso, o Brasil pode evitar que sejam emitidos 29 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.  

Além da FIERGS, a iniciativa de realização do Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis é do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, do governo do Estado e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS).
 

Publicado sexta-feira, 30 de Junho de 2017 - 13h13