FIERGS recebe o 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com as Federações das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e do Paraná (FIEP), vai promover, em Porto Alegre, no dia 17 de abril, das 8h às 13h, um dos maiores eventos do ano sobre a Reforma Tabalhista: o 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho. O encontro, que terá a presença do Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, deverá ser marcado pela assinatura da Carta de Porto Alegre. No documento, os presidentes das Federações de Indústrias da Região Sul e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que estará no evento, apontam suas expectativas a respeito das alterações nas leis trabalhistas e o que elas significam para o ambiente de negócios e as perspectivas para o futuro.

Participam do Fórum juízes do trabalho, senadores, deputados federais e empresários, além do ex-ministro do Trabalho e presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Almir Pazzianotto Pinto, um dos painelistas convidados da programação. Para ele, o Brasil precisa ultrapassar as barreiras que impedem a modernização das leis. “O governo deve compreender que a insegurança nas relações de trabalho não deve ser atribuída à escassez, mas ao excesso de legislação. Desde maio de 1943, quando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) entrou em vigor, outra coisa não se fez senão aprofundar a intervenção do Estado no convívio entre patrões e empregados”, aponta.

O painel em que Pazzianotto vai se manifestar terá as presenças do juiz assessor da presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Marlos Melek, e dos presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho das 4ª, 9ª e 12ª regiões.

Segundo dados compilados pelo Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social (Contrab) da FIERGS, somente na região Sul, conforme o Ministério do Trabalho, são cerca de 1,98 milhão de trabalhadores formais na indústria de transformação. “O fato é que, ao menor sinal de recuperação da economia, a indústria é o segmento que primeiro absorve trabalhadores. Contudo, a legislação ultrapassada de mais de 70 anos inibe um maior número de  contratações”, observa o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

Os participantes do 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho também terão oportunidade para compreender o contexto pelo qual o Brasil passa a partir da visão da Justiça do Trabalho e também dos parlamentares do atual mandato no Congresso Nacional. As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas por meio do site https://forumrt.eventize.com.br/index.php?inscricao

O QUÊ: 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho
QUANDO: dia 17 de abril de 2017, das 8h às 13h
ONDE: Salão de Convenções da FIERGS – Avenida Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi – Porto Alegre – RS.
COMO: Gratuito, com inscrições no endereço https://forumrt.eventize.com.br/index.php?inscricao

8h-8h15min – Credenciamento

8h15min-9h – Solenidade de Abertura
        - Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira
        - Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori
        - Presidente da FIERGS, Heitor José Müller
        - Presidente da FIESC, Glauco José Côrte
        - Presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo

9h-10h40min – Painel 1
        - “As Relações de Trabalho e os Caminhos Rumo à Empregabilidade”
            - Mediação: Vice-presidente da CNI, Alexandre Furlan
            - Painelistas:
                - Ex-Ministro do Trabalho e Ex-Presidente do TST, Almir Pazzianotto
                - Juiz Assessor da Presidência do TST, Marlos Melek
                - Presidente do TRT 4, Beatriz Renck
                - Presidente do TRT 9, Arnor Lima Neto
                - Presidente do TRT 12, Gracio Ricardo Barboza Petrone

11h-13h – Painel 2
        - “O Papel do Congresso Nacional na Modernização Trabalhista”
            - Mediação: Jornalista Willian Waack
            -Painelistas:
                - Senadora Ana Amélia Lemos (RS)
                - Deputado Federal Alceu Moreira (RS)
                - Deputado Federal Jerônimo Görgen (RS)
                - Deputado Federal Mauro Pereira (RS)
                - Deputado Federal Edmar Arruda (PR)
                - Deputado Federal Alex Canziani (PR)
                - Deputada Federal Carmen Zanotto (SC)
                - Senador Dalírio Beber (SC)

13h-13h15min – Apresentação
        - “A CNI e a Reforma Trabalhista no Brasil”
            - Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade

13h15min-13h30min – Assinatura da Carta de Porto Alegre
        - Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade
        - Presidente da FIERGS, Heitor José Müller
        - Presidente da FIESC, Glauco Côrte
        - Presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo

13h30min-14h30min – Almoço Palestra
        - “As novas tendências do mercado de trabalho: Por que estamos ficando para trás?”
            - Palestrante: Waldez Ludwig, psicólogo e consultor em gestão empresarial

Publicado segunda-feira, 10 de Abril de 2017 - 16h16