Você está aqui

Fórum apresenta ferramentas para inovar

Rowan Gibson, o Mr. Innovation, apresentou nesta quarta-feira, no Teatro do Sesi, as quatro lentes da inovação, durante o 2º Fórum de Inovação, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS. Desafiar ortodoxias, aproveitar tendências, alavancar recursos e entender necessidades são consideradas por ele “perspectivas específicas que todas as empresas podem usar sistematicamente para revelar novos insights inspiradores e novas oportunidades de crescimento poderosas”. Autor dos best-sellers Rethinking the Future e Inovação: Prioridade nº 1, Gibson disse que essas quatro lentes fornecem uma metodologia provada para inovação que pode inspirar a criação de novos produtos, serviços, estratégias e modelos de negócios. “Elas permitem que empresas considerem coisas a partir de uma perspectiva nova, revelando novas e radicais oportunidades de inovação que, de outra forma, elas perderiam”, salienta.

Cada uma das lentes foi recheada por exemplos de empresas que seguiram este caminho. Na primeira lente, desafiar ortodoxias, ele explicou que é usar a sabedoria tradicional e desafiá-la como a Amazon, a Apple, a Google e outras. Estar atendo às tendências e aproveitá-las, criando novos valores foi a segunda lente que Gibson apresentou. “É ver o futuro no presente”, disse.  Na terceira, alavancar recursos, o palestrante deu como exemplo a Disney e Mc Donalds, que tendo a competência de algo puderam ampliar seus negócios. E a última lente, entender necessidades. “Você deve olhar para o seu produto da perspectiva do cliente. Quais as frustrações e necessidades que ele te traz. E a partir daí ser um solucionador”, observou.

O vice-presidente do CIERGS, Ricardo Felizzola, lembrou que há dez anos o Sistema FIERGS trabalha a questão da inovação. “Já fizemos aqui seis congressos e tantos outros eventos que receberam 14 mil pessoas. Não é um assunto apenas de tecnologia, mas um conceito. Somos todos agentes com abordagens práticas de inovação”, destacou ele ao abrir o fórum. 

O evento também contou com palestra do executivo do Instituto Fraunhofer, Markus Will, que abordou o Capital Intelectual na Gestão da Inovação; o designer industrial Dave Hakkens, da Holanda, que mostrou o Smartphone Modular: Inovação e Sustentabilidade; e Willian Bond, diretor da Bondmann Química, que revolucionou o mercado de usinagem ao lançar o único lubrificante para usinagem livre de óleo.

 

Publicado quinta-feira, 21 de Maio de 2015 - 10h10