Você está aqui

Frente Parlamentar buscará alternativas para recuperar a indústria gaúcha

 
Uma iniciativa com o objetivo de estimular e encontrar soluções para a recuperação do setor produtivo e das indústrias foi lançada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira. A Frente Parlamentar do Setor Produtivo e da Indústria Gaúcha e Brasileira é uma proposta do deputado João Fischer, que coordenará os trabalhos.
 
De acordo com informações apresentadas pelo presidente em exercício, Carlos Alexandre Geyer, durante o lançamento, entre 1995 e 2014, houve aumento de 86,2% na arrecadação estadual de impostos. No mesmo período, segundo ele, o Produto Interno Bruto gaúcho cresceu 56,1%, e o PIB industrial teve elevação de 28,2%. “Aumentar impostos não resolverá a crise financeira do Estado, pois seria como dar mais analgésico ao paciente sem cuidar da patologia. O Estado não cabe mais dentro do PIB gaúcho, já que o setor público avançou sobre a economia em proporção maior do que a produção nesses últimos 19 anos”, informou. Ele citou iniciativas como o incentivo ao Fundopem/RS, a renegociação da dívida com a União e a cobrança das compensações da Lei Kandir como medidas para ajudar o Estado a sair da crise.
 
Fischer destacou a queda na competitividade do setor industrial, lembrando que em 2014 a indústria de transformação representou apenas 10,9% do PIB brasileiro, um decréscimo de aproximadamente 50% em dez anos.
 
“É na indústria que se agrega maior tecnologia, desenvolvimento, pesquisa, enfim, onde estão os melhores empregos e os melhores salários. Precisamos criar saídas para fortalecê-la novamente, gerando empregos, renda e riqueza”, opinou. A Frente Parlamentar não tem prazo limite de duração. Serão realizadas reuniões com a participação de todas as entidades interessadas para a formulação de uma radiografia sobre os motivos que levaram ao engessamento da indústria gaúcha. A partir do diagnóstico, a ideia é compilar sugestões para a elaboração de políticas efetivas de reversão do quadro.
 
 
 
Publicado quarta-feira, 1 de Julho de 2015 - 11h11