AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Fundação dos Bancos Sociais e Sesi-RS são destaque no Top Cidadania

Prêmio

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e o  Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) recebem dia 27 de setembro, às 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, o Prêmio Top Cidadania, na categoria Organizaões. O Banco de Alimentos ganha pelo projeto Primeiros Passos, e a Fundação, terá além do Top Cidadania, o inédito Prêmio Mérito, por ter sido agraciada cinco vezes consecutivas. Já o Sesi-RS recebe por dois projetos: A arte como promoção da saúde e cidadania do Sesi Santa Rosa e pela Escola Sesi de Ensino Médio.

O Prêmio Top Cidadania, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) tem como objetivo reconhecer ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. Este ano, nove empresas/instituições receberão a distinção e outras 29, o Top Ser Humano.

Vencedores:

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS retrata a implantação da cultura da solidariedade no Rio Grande do Sul, um Projeto que ao poucos está conquistando novas cidades brasileiras que estão aderindo à prática, transformando o desperdício em benefício social.

Banco de Alimentos de Porto Alegre -  “Projeto de Nutrição e Segurança Alimentar Primeiros Passos” - Desenvolvido no Banco de Alimentos, o Projeto têm como objetivo a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida de crianças até dois anos de vida, atendidas nas Escolas de Educação Infantil cadastradas junto ao Banco de Alimentos.

Escola Sesi de Ensino Médio – Com o objetivo de buscar o  desenvolvimento integral do estudante, que é instigado a resoluções de problemas pautados pelo mundo do trabalho, as escolas Sesi de Ensino Médio usam tecnologias e o respeito às culturas juvenis, e o ensino se dá por projetos de pesquisa ativa e oficinas, estímulo ao desenvolvimento, capacitação, experimentação, visitas técnicas e encaminhamento para escolhas profissionais (com base também no interesse do aluno). A intenção é que todos os alunos cresçam, a partir de estudos de reconstrução, atividades de apoio ou desafios, conforme o ritmo de cada um. A primeira escola de Ensino Médio do Sesi começou a funcionar em 2014, em Pelotas, e já foi reconhecida pelo MEC como uma das 177 instituições de todo o País como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Atualmente, além de Pelotas, as escolas do Sesi estão em Sapucaia do Sul, Montenegro e Gravataí. 

Sesi Santa Rosa – Baseado no Sesi Show, de Santa Rosa, o case apresenta os grupos artísticos de circulação. Os grupos são fruto das oficinas culturais que ensinam, no turno inverso à escola, música, dança, teatro e artes visuais com aulas de iniciação. O aprimoramento da técnica é desenvolvido nos grupos. A intenção é que os alunos, de 6 a 17 anos, dependentes de trabalhadores da indústria , desenvolvam as diversas áreas de linguagens de expressão artística, trabalhando valores e competências como conhecimento, autonomia, cidadania, ética, tolerância, solidariedade, consciência crítica, criatividade, inovação, sustentabilidade, inclusão e diversidade. O Sesi Show, de Santa Rosa, já tem 28 anos. Já esteve na Feira do Livro de Porto Alegre, em congressos na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e em quase todas as cidades do Estado.