Você está aqui

Gaúchos debatem a competitividade no Encontro Nacional da Indústria

Uma comitiva da FIERGS de aproximadamente 40 pessoas participa, entre os dias 28 e 29 de outubro, em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, do terceiro Encontro Nacional da Indústria (Enai). O evento reunirá lideranças de entidades industriais de todo o País, e discutirá as alternativas para o fortalecimento do setor produtivo. A pauta de debate inclui a inovação como fator determinante para as empresas brasileiras garantirem competitividade, principalmente, diante da crise financeira mundial.

A delegação gaúcha, que será uma das mais representativas em número de participantes, definiu suas propostas a serem apresentadas no Enai durante o Encontro Estadual da Indústria, realizado em 25 de agosto, na FIERGS. A agenda industrial gaúcha está dividida nos seguintes temas: inovação e produtividade, sistema trabalhista e impactos na competitividade, sistema tributário e os desafios para a indústria, infra-estrutura, meio-ambiente e inserção internacional.

O esforço inovador brasileiro é muito superior ao de qualquer outro país latino-americano, mas ainda é menor do que o verificado em países desenvolvidos. As empresas nacionais aplicam cerca de 2% do valor adicionado da produção em Pesquisa e Desenvolvimento. A nação que mais investe, nessa base de comparação, é a Suécia, com 4,5%, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O México é o país latino-americano mais próximo do Brasil nesse ranking, investindo menos de 0,5%.

O 3º ENAI reunirá cerca de 1 mil empresários, dirigentes sindicais patronais, presidentes das federações estaduais de indústrias e das associações setoriais que compõem o Fórum Nacional da Indústria. Estão confirmadas as presenças de outros seis ministros: Guido Mantega, da Fazenda; Carlos Luppi, do Trabalho e Emprego; Dilma Rousseff, da Casa Civil; Carlos Minc, do Meio Ambiente; Fernando Haddad, da Educação; e Sergio Resende, da Ciência e Tecnologia.

Veja mais

FIERGS 19/01/2017 às 11h17
Uma pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) junto ao Instituto Methodus, divulgada nesta quinta-feira (19),...
Saiba mais
FIERGS 18/01/2017 às 14h58
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) voltou a crescer em novembro de 2016, na comparação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.
Saiba mais
FIERGS 16/01/2017 às 16h21
A produção industrial gaúcha surpreendeu no mês de novembro, e com 51,1 pontos cresceu em relação a outubro, contrariando a sazonalidade negativa do...
Saiba mais