Gestão de terceiros é debatida na FIERGS

Mais de 86% das empresas brasileiras têm utilizado a terceirização em seus negócios. A afirmação é do diretor da Saratt Gestão de Serviços, Adriano Dutra da Silveira, que realizou a palestra Gestão de Terceiros, promovida pelo Sistema FIERGS, por meio do Programa de Educação Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi. Conforme ele, pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta a existência de mais de sete milhões de trabalhadores terceirizados e quase 950 mil empresas prestadoras de serviços. "Para se ter idéia, na última década, de cada três novos empregos registrados no País, um foi criado pelas empresas que prestam serviços para outras companhias", afirmou.

Adriano Dutra da Silveira destacou que conforme a terceirização é usada, ela pode ser boa ou ruim. "Depende da empresa que contrata e da contratada. Mas de qualquer forma, alguns cuidados devem ser tomados", comentou. Diante da terceirização no ambiente empresarial, fatores como posição no mercado, elementos externos e economia fazem com que o processo de contratação desse tipo de serviço seja reavaliado permanentemente. "Muitas empresas praticam uma terceirização amadora e deixam de obter resultados significativos por desconhecerem o sistema. Nesse caso, o sucesso ou o fracasso não será apenas dos acionistas ou empregados da contratante, mas de todos que, direta ou indiretamente, participam desse processo", alerta o consultor.

Ele salienta a importância das prestadoras de serviço cumprirem as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. "Muitas vezes, quem contrata deixa de lado essa questão, mas é necessário um monitoramento, inclusive, para saber se a empresa contratada está adequada à legislação trabalhista como, por exemplo, saúde e segurança dos funcionários", lembrou.

Tags:

FIERGS 29/08/2016 às 16h52
 Na próxima segunda-feira (5), o Sesi abre oficialmente as portas de sua nova sede em Bento Gonçalves (na Av. Presidente Costa e Silva, 130).
FIERGS 26/08/2016 às 16h27
O Senai-RS estará na Expointer 2016, de 27 de agosto a 4 de setembro com uma Unidade Móvel Mecânica de Usinagem a CNC.
FIERGS 24/08/2016 às 15h43
 Embora tenham apresentado queda na relação com o mês anterior, os índices de produção (47,5 pontos) e o de número de empregados (46,3), revelam que a...