Governo federal atende demanda do setor industrial e reduz tributação

O Ministério da Fazenda, através do seu Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), aprovou a correção da sistemática de cálculo de ICMS, devido em operações submetidas ao regime da Substituição Tributária, beneficiando as micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional. A proposta partiu do Conselho da Pequena e Microindústria da FIERGS, que entregou à Confederação Nacional da Indústria (CNI) um parecer técnico com os reflexos da aplicação do disposto na redação original da Resolução CGSN nº 51.

O texto foi encaminhado pela CNI ao governo federal e publicado como Resolução CGSN nº 61/2009 no Diário Oficial da União. Com a alteração do ato normativo anterior, os optantes pelo Simples Nacional deixarão de pagar um ICMS maior que o recolhido pelas demais empresas do mesmo setor fora deste sistema. Agora, o cálculo utilizará como crédito o valor resultante da aplicação sobre o preço de venda da alíquota do ICMS incidente no produto. Trata-se de um ganho de competitividade para as empresas optantes pelo Simples Nacional.

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.