Governo transforma Ceitec em empresa pública

FIERGS atuou para consolidar o centro de tecnologia avançada

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quinta-feira (31) a lei que cria o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada

(Ceitec S/A) como empresa pública, passando a ser vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, com as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, e da presidente interina do Ceitec, Edelweis Ritt. "Este empreendimento faz parte da Nova Economia que o Estado vê nascer. A inovação e a tecnologia são as marcas da nossa futura história econômica", afirmou Tigre.

Na cerimônia de sanção da Lei, proposta pelo deputado Beto Albuquerque, o ministro Rezende agradeceu o envolvimento dos industriais gaúchos para tornar realidade o Ceitec. Albuquerque também destacou que a FIERGS, em especial, foi um parceiro atuante na consolidação da iniciativa.

A consolidação de um centro de tecnologia avançada nas áreas de semicondutores e microeletrônica faz parte das ações que vêm sendo desenvolvidas pela FIERGS. A entidade trabalhou fortemente e obteve a primeira vitória em 2000, quando foi criado o Ceitec. O mesmo acontece agora com a sua transformação em sociedade anônima. A proposta foi levada pelo presidente Paulo Tigre à ministra Dilma, que articulou a sua implementação com os demais ministérios. Com a sanção do presidente Lula, o Ceitec deixa de ser hoje uma empresa sem fins lucrativos e torna-se pública, podendo receber recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia e investimentos da iniciativa privada.

Sediado em Porto Alegre, o Ceitec tem como missão criar soluções em eletrônica e tecnologias da informação. A unidade já recebeu R$ 270 milhões em recursos do governo federal e, até o final de 2009, deve concluir a fabricação do primeiro circuito integrado desenvolvido no país. Entre as metas do Ceitec está a inserção do Brasil no mercado global de semicondutores. Os investimentos feitos no setor permitirão ainda a implantação de outras empresas de microeletrônica, que vão estimular a formação e capacitação de profissionais especializados e a modernização de segmentos industriais na América Latina.

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.