IDI-RS recua 1,8% em setembro

Dos seis componentes do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), o indicador divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) que mede a atividade do setor no Estado, apenas a massa salarial registrou expansão em setembro, na comparação com agosto: 0,5%. Todos os demais caíram, com destaque para o faturamento real das empresas, 16,8%. As horas trabalhadas na produção recuaram 1,5%, as compras, 0,9%; e o emprego, 0,4%, enquanto a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) baixou de 77,8% para 77%. Com tantos resultados negativos, o IDI-RS recuou 1,8% em relação ao mês anterior, feito o ajuste sazonal. “Os números de setembro mostram que, após três anos de recessão, as condições que nos levaram à crise persistem e o processo de retomada deverá ser lento e difícil”, avalia o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. O resultado de setembro levou o IDI-RS, pela terceira vez em cinco meses, ao piso da série histórica, iniciada em 2003.

No acumulado de 2016, frente aos primeiros nove meses do ano anterior, o recuo do IDI-RS alcançou 6,7%. A queda é compartilhada por todos os componentes, com destaque para o faturamento real (-10,9%) e compras industriais (-7,6%). Caíram também as horas trabalhadas na produção (-5,8%) e a UCI (-0,6%). No mercado de trabalho, o emprego teve redução de 8,1%, que se refletiu na massa salarial real (-9,6%). “A recuperação da atividade industrial depende da retomada da demanda interna. A redução do consumo e dos investimentos são reflexos da queda no emprego e da renda, do crédito mais caro e difícil e da elevada ociosidade no setor produtivo”, diz o presidente da FIERGS.

A retração da atividade industrial gaúcha no acumulado do ano ocorreu em 15 das 17 atividades abrangidas pela pesquisa. Máquinas e equipamentos (-12,7%) e Veículos automotores (-10,2%) seguem como os principais destaques negativos. Também contribuíram na mesma direção as baixas de Produtos de metal (-11,1%), de Móveis (-14,8%) e de Alimentos (-3,3%).

Em comparação com o mesmo mês de 2015, o IDI-RS atingiu a 31ª queda seguida, 8,1% em setembro.

O Índice de Desempenho Industrial é uma publicação mensal cujo objetivo é medir o nível da atividade da indústria de transformação. Os componentes avaliados são Faturamento, Horas Trabalhadas na Produção, Utilização da Capacidade Instalada, Compras Totais, Emprego e Massa salarial.

Publicado quinta-feira, 3 de Novembro de 2016 - 15h15