Indústria defende queda dos juros para acelerar atividade econômica

"A redução da taxa de juros é mais um elemento que pode contribuir para a aceleração da atividade econômica do País, mas não é o único. O governo precisa sempre estar repensando a diminuição dos tributos e dos gastos públicos", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao avaliar a decisão do Comitê de Política Monetária. O Copom diminuiu, nesta quarta-feira (10), a Selic em 1 ponto percentual, passando de 10,25% para 9,25%.

De acordo com Tigre, os indicadores industriais sinalizam que a produção encontra-se abaixo do seu potencial, ou seja, a economia brasileira trabalha com capacidade ociosa. O industrial lembrou ainda que nos primeiros quatro meses deste ano o faturamento e o emprego industrial brasileiro caíram 8,4% e 2%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2008. "Portanto, esse cenário é favorável para uma queda dos juros", reforçou, destacando que a continuidade do processo de redução da Selic também é reforçada pela inflação em baixa.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 21 e 22 de julho.

FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
FIERGS 16/02/2017 às 15h18
O ano de 2017 começa com aumento nas exportações do Rio Grande do Sul.