Indústrias gaúchas conhecem de perto o mercado de Angola

Missão Empresarial à Feira Filda 2011 também contou com visitas técnicas e encontros de aproximação com representantes do país africano

Promover ações de cooperação, estabelecer parcerias e estimular às exportações brasileiras para a República de Angola. Com esse objetivo, a FIERGS, por meio de sua Unidade de Atendimento do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Apex-Brasil, realizou a Missão Empresarial à Feira Internacional de Luanda (Filda 2011), em Angola. Integraram a delegação do Rio Grande do Sul representantes dos segmentos de alimentos e bebidas, papel e embalagem, metal-mecânico e metalurgia.

A Filda é uma feira multissetorial, com 700 expositores de 28 nações e cerca de 30 mil visitantes passam pelos corredores a cada edição. Angola é considerado um mercado repleto de oportunidades de negócios para as indústrias brasileiras, além da facilidade de ter o português como língua oficial. Hoje, o Brasil é o quarto principal exportador de produtos para o país. Para otimizar os resultados da viagem, os representantes da indústria participaram, ainda, de atividades como encontro de negócios e visitas técnicas. Na chegada, foram recepcionados pela embaixadora brasileira, Ana Lucy Cabral Petersen. Ela esclareceu aos presentes de que forma o Brasil está atuando por lá, como o mercado tem se desenvolvido e quais as principais dificuldades existentes − incluindo alto custo de vida, carência de serviços públicos básicos, deficiência imobiliária e logística.

Os integrantes da missão participaram do 7º Encontro de Empresários para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, com a presença de aproximadamente 500 executivos das iniciativas pública e privada de Angola, Brasil, Portugal, Macau, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e China. A reunião teve apresentações e palestras de autoridades locais e dos representantes das agências de promoção de investimentos das nações presentes. Os empresários da missão gaúcha realizaram 18 encontros, especialmente com companhias angolanas, chinesas e de Macau.

Outras atividades promovidas foram visitas técnicas para conhecer de perto o funcionamento de empreendimentos instalados no país africano, incluindo o Belas Shopping, o Belas Business e a rede de supermercados Nosso Super. A comitiva brasileira, liderada pela Unidade de Atendimento do CIN-RS e apoiado pelo Centro de Negócios da Apex em Luanda, também participou de uma reunião na qual foram detalhados os perfis das oportunidades, dados, peculiaridades, acesso e dificuldades enfrentados por quem desejam investir e exportar para aquele mercado. Entre as informações apontadas está a estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) de um crescimento do PIB do país de 7% neste ano e um índice de dois dígitos para 2012, além do fato de que apenas 10% da população é bancarizada. O último dos cinco dias em Angola foi reservado para os empresários realizarem agendas individuais, construídas durante a viagem.

Publicado Terça-feira, 26 de Julho de 2011 - 0h00